por Fernando Fortuna
A Pipeline, do Valor Econômico, apurou que o grupo de mineração chinês Baiyin Nonferrous está comprando a Mineração Vale Verde do Brasil, que pertence à gestora de private equity britânica Appian Capital Advisory.
A Vale Verde
A mineradora é responsável pelas operações de produção de concentrado de cobre, na mina Serrote, no estado de Alagoas.
A aquisição será feita por meio da compra da participação na AMH 2, veículo de investimento da Appian, e da Serrote Participações, donas da totalidade do capital social da Mineração Vale Verde do Brasil e é controlada por fundos da Appian, mas a operação de compra depende de aprovação do Cade e do governo chinês e pode ser concluída no no início do ano que vem, segundo fontes com entendimento sobre o assunto.
Com presença em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros, o cobre é um dos metais com alta de demanda no mercado por ser utilizado em setores de transição energética.
Já foram exportados 271,4 mil toneladas secas (dmt) de concentradode cobre, sendo 74 mil toneladas só neste ano, até outubro, desde que iniciou o projeto. Apenas no primeiro quadrimestre deste ano, foram enviadas mais de 32 mil toneladas de concentrado de cobre à China. O fundo assumiu a Mineração Vale Verde em 2021, que é responsável pela implantação do projeto Serrote, localizado em Craíbas, agreste Alagoano, e compreende a instalação de uma usina para o beneficiamento de minério e produção de concentrado de cobre.
O que é o grupo Baiyin
O grupo Baiyin é especialista na mineração, fundição, produção e venda de metais não ferrosos na China e essa é a primeira vez que o grupo está operando no Brasil. Ja a Appian Capital possui outros negócios no Brasil, como a Atlantic Nickel (ATN), produtora de níquel sulfetado no Sul da Bahia e o projeto de produção de grafite, também em território baiano.
A Appian afirmou para a Pipeline, do Valor Econômicoque, como maior investidor de capital privado em metais e mineração do mundo, “está constantemente analisando oportunidades para otimizar seu portfólio e maximizar o retorno financeiro aos investidores, mas não comenta sobre seus processos de vendas em andamento.”
O grupo chinês Baiyin não retornou ao pedido de entrevista da Pipeline, do Valor Econômico até a publicação de sua reportagem.