quinta-feira, 16 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaNegóciosMineração Morro do Ipê triplicará produção de minério de ferro com nova...

Mineração Morro do Ipê triplicará produção de minério de ferro com nova mina

- Publicidade -

A partir de outubro, a Mineração Morro do Ipê iniciará as operações da mina Tico-Tico, localizada nos municípios de Brumadinho, São Joaquim de Bicas e Igarapé, em Minas Gerais, possibilitando um aumento significativo na produção de minério de ferro. No ano de 2022, a empresa produziu 3,385 milhões de toneladas de minério acabado.

A expectativa é que, com a nova mina, a capacidade de produção da Mineração Morro do Ipê, que inclui as minas Ipê e Tico-Tico, aumente de 2,8 milhões para 8,8 milhões de toneladas por ano.

O investimento na nova unidade totalizou R$ 1,3 bilhão e a criação dessa mina deve gerar cerca de dois mil empregos. Notavelmente, a operação da nova mina será livre de barragens de rejeitos, pois as três barragens existentes estão inativas, e todo o rejeito será filtrado e empilhado a seco.

A Mineração Morro do Ipê, controlada pelos grupos Trafigura e Mubadala, foi estabelecida em 2016, após adquirir os ativos das minas Tico-Tico e Ipê da antiga MMX Sudeste. Desde então, tem se dedicado à recuperação do passivo ambiental deixado pela antiga mineradora de Eike Batista.

Atualmente, a empresa preserva uma área sete vezes maior do que a impactada pelo projeto inicial. O projeto da mina Tico-Tico foi desenvolvido do zero, apesar da existência de uma lavra na área.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -