sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaGoiás quer atrair investimentos em mineração

Goiás quer atrair investimentos em mineração

- Publicidade -

O secretário de Indústria, Comércio e Serviços do estado disse na abertura do Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação que o estado tem um olhar especial para a atividade e busca verticalizar sua produção mineral para atender essa demanda global.

Joel de Sant’Anna Braga Filho, secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Goiás, disse durante abertura do Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação, em Goiânia, que o estado tem investido para atrair novas empresas mineradoras para atuarem no estado.

Joel Braga citou a criação do plano estadual de recursos minerais que teve sua primeira etapa concluída recentemente. “Esse plano de recursos minerais pode dar toda a estrutura necessária para que as empresas possam trabalhar, em parceria com o estado e com o governo federal.”

O secretário disse que o governo de Goiás tem uma visão em que a mineração é importante e tem que ser olhada com olhar especial, porque o mundo atual demanda minérios para transição energética. “Goiás busca verticalizar sua produção mineral para atender essa demanda global.”

Joel Braga disse ainda que o governo estadual tem articulado parcerias para fomentar o setor com a Assembleia Legislativa estadual, para dentro da legalidade incentivar leis que possam estimular o setor.

Braga contou que recentemente estive no Chile com uma comitiva, onde se reuniu com executivos da empresa AClara, que desenvolve projeto de terras raras, em Nova Roma. A empresa já anunciou que pretende investir R$ 1 bilhão no projeto nos próximos anos.

O Encontro de Competências de Tecnologia Mineral e Inovação é uma iniciativa do Sindicato das Indústrias Extrativas de Goiás e do Distrito Federal (SIEEG-DF), em parceria com a FIEG e Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e busca reunir as principais referências no campo da tecnologia mineral do Brasil, abrangendo setores acadêmicos, governamentais e empresariais.

O encontro visa mapear capacidades, identificar desafios e explorar oportunidades para maximizar a agregação de valor ao Patrimônio Mineral Brasileiro, promovendo a verticalização da indústria de base mineral e posicionando o Brasil de forma competitiva no cenário global.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -