por Fernando Moreira de Souza
De acordo com comunicado da Anglo American, cerca de 60 famílias da comunidade do Gondó, localizada na zona rural de Conceição do Mato Dentro (MG), aprovaram em assembleia o plano de reassentamento voluntário da Anglo American. A proposta foi desenvolvida ao longo de 2023 e 2024, por meio de um processo participativo, que envolveu comunidade, mineradora, Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), poder público local e Assessoria Técnica Independente (ATI 39) Nacab. Como resultado, o documento foi aprovado por 84% dos votos, em assembleia realizada no dia 28 de novembro, na Câmara Municipal.
“Por meio do Programa de Convivência da Anglo American, que tem o objetivo de fomentar melhorias para as comunidades que acolhem o Sistema Minas-Rio, abrangendo ações para reduzir e/ou eliminar potenciais impactos da operação, a comunidade do Gondó manifestou o desejo pelo reassentamento opcional. A empresa concordou e construiu esse plano, com a participação ativa das famílias”, explica Renato Almeida, gerente de Reassentamento da mineradora.
Gondó está localizado na vertente oeste da Mina do Sapo, área de extração do minério, sem proximidade com a barragem do Minas-Rio. De acordo com a legislação brasileira ligada às atividades de mineração, não há obrigatoriedade legal de reassentamento dessa área. O plano, portanto, “é resultado de um processo de escuta ativa da Anglo American, que buscou atender aos anseios das famílias”, ressalta Almeida.
“Gratidão e sonhos! Essas são as palavras que definem, para mim e minha família, a tão sonhada e desejada aprovação do processo de reassentamento do Gondó. Eu acho muito importante esse processo, pois foi feito ao longo de vários meses, nos quais, em cada reunião, cada um depositava um pouco do que vive aqui no Gondó. Sendo assim, conseguimos muitas conquistas”, celebra Magda Soares, lavradora, confeiteira e residente na comunidade.
A previsão é que, no primeiro trimestre do ano que vem, sejam iniciados os processos de negociação com as famílias do Gondó contempladas pelo plano de reassentamento voluntário proposto pela Anglo American.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma líder global em mineração, comprometida com a produção responsável de cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas – produtos essenciais para viabilizar o futuro, impulsionar a descarbonização da economia global, melhorar os padrões de vida e fortalecer a segurança alimentar. Nossas operações de classe mundial e recursos excepcionais nos proporcionam um portfólio robusto, com grande potencial de crescimento em todos os nossos três negócios. Essa combinação estratégica nos posiciona de maneira ideal para capturar as principais tendências de demanda, que se mostram estruturalmente atraentes a longo prazo.
Nossa abordagem integrada de sustentabilidade e inovação impulsiona nossa tomada de decisões em toda a cadeia de valor, desde como descobrimos novos recursos até como mineramos, processamos, movemos e comercializamos nossos produtos para nossos clientes – com segurança, eficiência e responsabilidade. Nosso Plano de Mineração Sustentável estabelece compromissos claros com metas abrangentes em diferentes horizontes de tempo, assegurando nossa contribuição para a preservação de um meio ambiente saudável, a promoção de comunidades prósperas e o fortalecimento da confiança em nossa posição como liderança corporativa. Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para gerar valor duradouro de recursos naturais preciosos para nossos acionistas, para o benefício das comunidades e países em que operamos e para a sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.
A Anglo American está atualmente implementando uma série de mudanças estruturais importantes para desbloquear o valor inerente ao seu portfólio e, assim, acelerar a entrega de suas prioridades estratégicas de excelência operacional, simplificação de portfólio e crescimento. Essa transformação de portfólio concentrará a Anglo American em sua base de ativos de recursos de classe mundial em cobre, minério de ferro premium e nutrientes agrícolas, uma vez concluída a venda de nossos negócios de carvão e níquel siderúrgico, a cisão de nossos negócios de PGMs (Anglo American Platinum) e a separação de nosso icônico negócio de diamantes (De Beers).