Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A BYD, gigante global na produção de veículos elétricos e híbridos, começou nesta semana a operar um segundo turno em sua fábrica de Camaçari (BA). A medida, anunciada na segunda-feira (3), marca um novo passo na expansão industrial da empresa no Brasil e reflete o avanço do setor de mobilidade elétrica no país.
A fase piloto começou na segunda-feira (3) com 20 trabalhadores no período noturno, e deve chegar a 120 colaboradores até 15 de novembro. A mudança busca aumentar a capacidade produtiva da unidade, que hoje emprega cerca de 1.800 pessoas.
O segundo turno funcionará de segunda a quinta-feira, das 18h às 3h15, e até as 2h22 às sextas. Com 44 horas semanais, o novo regime garante os mesmos serviços do primeiro turno, como transporte, alimentação e atendimento médico.

A fábrica da BYD Brasil em Camaçari já emprega cerca de 1.800 pessoas. Imagem: BYD / Divulgação.
A ampliação ocorre em meio ao avanço do mercado de veículos elétricos no Brasil, impulsionado tanto por políticas de transição energética quanto pela entrada de novos modelos no país.
“Estamos respondendo ao aumento da procura com mais eficiência, inovação e
Tyler Li – presidente da BYD Brasil
valorização de nossos colaboradores”
A unidade baiana é parte do maior complexo industrial da empresa fora da Ásia e tem previsão de gerar até 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos ao longo do projeto. Em outubro, um mutirão de contratação já havia selecionado 240 novos funcionários no município.
Com operações industriais também em Campinas (SP) e Manaus (AM), a BYD reforça sua estratégia de ampliar a presença no mercado brasileiro e acelerar a produção local de veículos eletrificados. A empresa, que atua no país há mais de uma década, também trabalha com painéis solares, baterias e sistemas de armazenamento de energia.













