Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Bravo Mining divulgou novos resultados de sondagens no projeto Luanga, em Carajás (Pará), que reforçam o potencial de múltiplos alvos além do depósito principal de PGM+Au+Ni. Os destaques incluem 6,7 metros com 2,6% de cobre e 0,6 g/t de ouro no alvo T5, além de 2,9 metros com 6,0% de cobre e 0,4 g/t de ouro no mesmo prospecto. Já no alvo T16, a perfuração retornou 6,5 metros com 2,3% de cobre e 0,55% de níquel em um sistema hidrotermal com sulfetos maciços e semi-maciços.
No total, a Bravo já executou 367 furos, somando 76.281 metros, e 49 trincheiras de 9.813 metros, consolidando o Luanga como um dos projetos de exploração mais ativos de Carajás.
O CEO da companhia, Luis Azevedo, ressaltou que os novos resultados ampliam a visão de longo prazo para o projeto.
Luis Azevedo – CEO da Bravo Mining
“Perfurações e trabalhos geofísicos continuam a demonstrar a escala potencial e a diversidade de oportunidades de exploração em Luanga, com mineralização IOCG e Ni-Cu magmática identificadas em várias das 17 anomalias priorizadas para avaliação”
Ele destacou que as descobertas vão além do depósito principal. “Nosso programa de 2025 confirmou extensões para a mineralização de cobre-ouro em T5, retornou resultados encorajadores em perfurações de reconhecimento em T16 e T17, e agora estamos expandindo nosso foco para novos alvos, como Babylon, que abrange uma grande assinatura magnética”, completou Azevedo, lembrando ainda que a empresa estuda extensões profundas da mineralização de PGM+Au+Ni e trabalha em otimização metalúrgica para suportar um futuro estudo de pré-viabilidade.
Próximos passos
Além do T5 e do T16, a Bravo retomou sondagens no alvo Babylon, associado a forte anomalia magnética, condutor EM e alto gravimétrico. Em furos anteriores, o alvo já havia retornado 11 metros com 2,04% de níquel e 1,23% de cobre. A empresa informou ainda que doze resultados de sondagens estão pendentes de análise laboratorial.