O Brasil participou da missão de minerais críticos no Reino Unido, que contou também com vários países da América do Sul. A delegação brasileira composta por representantes do governo e executivos de empresas, participou de 28 de setembro a 5 de outubro, em Londres de uma série de eventos e reuniões voltadas para o fortalecimento da cooperação entre governos e empresas para o aproveitamento sustentável de minerais essenciais para a economia global.
A agenda da missão incluiu seminários, fóruns e encontros de networking com líderes governamentais e executivos de empresas. Eles debateram mineração responsável, governança ambiental, social e corporativa (ESG) e o papel da transição para energias renováveis.
A delegação brasileira discutiu desafios e oportunidades em minerais críticos, como o lítio, cobalto e terras raras, indispensáveis para a fabricação de tecnologias verdes, como baterias de veículos elétricos e energia eólica, destacando a importância da cooperação internacional para garantir a segurança e competitividade na indústria mineral.
Colaboração Brasil-Reino Unido
Um dos destaques da missão foi o fortalecimento da parceria entre o Brasil e o Reino Unido, com foco na exploração sustentável dos minerais críticos. No dia 3 de outubro, ocorreu o Dia do Brasil: Minerais Críticos sob uma abordagem ESG, principal evento da agenda, organizado em parceria pela embaixada do Brasil e o governo britânico. O evento destacou as iniciativas brasileiras para promover uma mineração mais responsável e atrair investimentos estrangeiros.
Mineração Responsável
Durante a missão, a delegação brasileira também participou de eventos internacionais de grande relevância, como a LME Week e o Fórum de Liderança em Mineração Responsável, onde líderes da indústria discutiram as tensões e oportunidades nas operações de mineração global. Um jantar de gala da LME Week, que reuniu cerca de 1.500 representantes das principais empresas do setor mineral, proporcionando um espaço para troca de experiências e fortalecimento de parcerias comerciais.
Uma das empresas que participou ativamente das discussões da missão ao Reino Unido foi a Sigma Lithium. Ligia Pinto, VP de Relações Institucionais da companhia, disse que que a missão fortalece a parceria entre o Brasil e o Reino Unido, com foco no desenvolvimento em minerais críticos, com um olhar voltado para a sustentabilidade.
A executiva comentou a que Sigma Lithium é zero carbono em suas operações no Vale do Jequitinhonha (MG), processando lítio grau bateria de maneira sustentável, respeitando o meio ambiente e as comunidades no entorno do empreendimento.
Inovação científica como pilar estratégico
Outro ponto alto da missão foi a mesa redonda de Ciência e Inovação, realizada no dia 2 de outubro, onde universidades e centros de pesquisa britânicos se reuniram com a delegação para discutir o papel da inovação na exploração sustentável de minerais críticos. Esse diálogo ressaltou a importância de novas tecnologias para mitigar os impactos ambientais da mineração e promover a reciclagem de materiais essenciais.
Visita ao Eden Project e perspectivas futuras
A missão incluiu também uma visita ao Eden Project, na região da Cornualha, no dia 4 de outubro. Considerado um dos projetos mais inovadores no uso futuro da mineração, o Eden Project é uma iniciativa que combina sustentabilidade e recuperação ambiental em áreas de mineração. A visita proporcionou uma visão prática de como o Reino Unido está lidando com os desafios ambientais no setor mineral e serviu de inspiração para projetos semelhantes no Brasil e em outros países da América Latina.
A Missão de Minerais Críticos foi um marco importante para a cooperação internacional no setor de mineração e sublinhou a urgência de se adotar práticas mais sustentáveis na exploração de recursos naturais. “À medida que a demanda por minerais críticos cresce, especialmente para impulsionar a transição energética global, eventos como esse são fundamentais para garantir que os países produtores e consumidores trabalhem juntos em prol de um futuro mais verde e sustentável”, afirma Ligia Pinto.
A executiva da Sigma Lithium destaca que com foco em ESG e inovação científica, a missão ao Reino Unido abre caminho para novas parcerias e investimentos, ao mesmo tempo em que promove o diálogo sobre os desafios globais de governança e sustentabilidade no setor de minerais críticos.