por Fernando Moreira de Souza
O investimento de infraestrutura de R$ 800 milhões para concluir a expansão e modernização dos terminais de movimentação de minérios na Bahia, por meio dos arrendamentos de terminal portuário (ATU) 12 e 18, no Porto de Aratu, em Candeias vem da CS Infra e vai permitir ampliar a capacidade das atuais 300 toneladas por hora para 2 mil t/h, movimentando cargas de fertilizantes, cobre e manganês.
Também foi aprovada a concessão de R$ 246 milhões em garantias de fianças bancárias, por meio do BNDES Garantias, à CS Infra. A previsão do BNDES é que os investimentos gerem perto de 200 empregos diretos.
Os investimentos abrangem construção, recuperação, modernização e expansão de armazéns para capacidade estática mínima de 80 mil toneladas; dragagem do berço de atracação; aquisição e recuperação de descarregadores de navios; instalação de balanças, aquisição de pás carregadeiras; implantação de sistema de aterramento e proteção contra descargas elétricas; recuperação e modernização do centro de controle de motores; ampliação do sistema de transporte por esteiras e guindastes; e modernização e expansão da prancha de descarga de navios.
Os contratos têm duração de 25 e 15 anos, respectivamente, e podem ser prorrogados por até 70 anos.