Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Redação
A Axía Resources, empresa de mineração com atuação estratégica no Brasil, iniciou negociações para celebrar em 2026, convênio de cooperação técnica com a renomada Universidade Paris-Saclay, na França.
A iniciativa representa um marco significativo para a companhia, posicionando-a na vanguarda da inovação tecnológica no setor mineral brasileiro, ao integrar seus projetos a um dos mais avançados ecossistemas de pesquisa e desenvolvimento do mundo.
O diretor executivo da Axía Resources, Leonardo Prudente, esteve na França para articular a parceria. Ele destaca a importância de buscar parcerias internacionais de excelência. “Eu comecei as tratativas para celebrar no ano que vem um convênio entre a Axía e a Universidade Paris-Saclay. E o objetivo desse convênio é utilizar a plataforma Plugin Lab”, afirmou Prudente, sublinhando o papel central da plataforma digital como ponte para o conhecimento e a expertise europeia.
O Plugin Lab, conecta as principais universidades do mundo, em processos de inovação tecnológica. A parceria visa integrar a Axía a um dos ecossistemas de inovação mais proeminentes do mundo, o cluster Paris-Saclay, que concentra 65 mil estudantes, 16 mil pesquisadores, 305 laboratórios e é classificado como a 13ª melhor universidade global pelo ranking ARWU Shanghai 2025, com uma produção anual de 350 patentes e 10.500 publicações científicas.
A plataforma funciona como um hub centralizador de expertise, utilizando uma metodologia comprovada para mapear e promover as competências científicas e tecnológicas de laboratórios e plataformas de pesquisa. Ela oferece um motor de busca avançado, permitindo que empresas como a Axía identifiquem rapidamente as capacidades mais relevantes para suas necessidades.

Parceria visa acelerar o desenvolvimento dos ativos da companhia no Brasil, afirma Leonardo Prudente.
O que é mais interessante, segundo Leonardo Prudente, é que além de ter acesso às informações do que cada universidade está fazendo, a companhia pode ter também uma assessoria para orientar nas fases da pesquisa. E empresa pretende utilizar essa parceria por exemplo, na caracterização mineralógica, nos ensaios metalúrgicos, do projeto de Ouro em Niquelândia (GO). “Vamos escolher qual melhor processo e o melhor laboratório para fazer esses procedimentos”, afirma o executivo.
Para Prudente essa parceria será fundamental para os trabalhos de prospecção mineral que a companhia desenvolve no país, pois facilita a conexão direta com laboratórios e pesquisadores, garantindo um acompanhamento de qualidade nos projetos colaborativos.

Parceria entre a Axía e a Universidade Paris-Saclay, fortalece a competitividade no mercado de mineração brasileiro e impulsiona a inovação, afirma Prudente.
Os objetivos da cooperação são multifacetados, focando no acesso a expertise científica especializada em caracterização mineralógica avançada e ensaios metalúrgicos otimizados, importantes para aceleração dos projetos da empresa, que passa a contar com infraestrutura técnica de classe mundial, além de estar inserida em uma rede internacional de inovação.
Essa parceria entre a Axía e a Universidade Paris-Saclay, fortalece a competitividade no mercado de mineração brasileiro e impulsiona a inovação contínua, afirma Prudente, “esta parceria não apenas mitiga riscos técnicos e ambientais, mas também abre caminho para o desenvolvimento de soluções inovadoras e a consolidação da Axía como um player estratégico no cenário da mineração sustentável e tecnologicamente avançada.












