sexta-feira, 1 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaAudiência pública na Câmara debaterá cadeia produtiva de lítio no Brasil

Audiência pública na Câmara debaterá cadeia produtiva de lítio no Brasil

- Publicidade -Google search engine

Na terça-feira (3), a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados conduzirá uma audiência pública para explorar a cadeia produtiva do lítio no Brasil. O deputado Lucas Ramos (PSB-PE) é o autor do requerimento que impulsionou essa discussão.

O foco primordial da audiência será a utilização do lítio na produção de baterias para veículos elétricos, à medida que a frota de carros elétricos no Brasil está projetada para crescer consideravelmente, alcançando 11 milhões de unidades até o ano de 2040.

O deputado Lucas Ramos ressaltou a necessidade de compreender o impacto desse crescimento na produção de lítio. Enquanto apenas 2 a 3 gramas desse mineral são requeridos para criar uma bateria de smartphone, veículos elétricos médios consomem de 12 a 15 quilos do produto.

Ramos enfatizou ainda que a demanda por lítio deve aumentar em até 40 vezes nas próximas duas décadas, equiparando-o ao petróleo e gás em termos de importância para a segurança energética global.

Considerando que Argentina, Bolívia e Chile, conhecidos como o “triângulo do lítio”, possuem 60% das reservas mundiais desse minério, o Brasil, devido à sua proximidade geográfica com esses países e o tamanho de sua economia e mercado, torna-se atraente para investimentos nesse setor.

O deputado concluiu destacando a necessidade de debater propostas para um plano estratégico que fortaleça e inove a indústria automobilística e a indústria de suprimentos nacional, promovendo a transição energética, eficiência energética e a descarbonização do setor de transporte.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -