A Appian Capital Brazil, fundo britânico de investimento privado especializado em mineração, celebra o encerramento de 2023 com um resultado histórico. O ano foi marcado pelo envio de mais de 217 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado para América do Norte, Europa e Ásia, representando um aumento de aproximadamente 10% em relação a 2022, quando as exportações totalizaram 198 mil toneladas.
O fundo, ativo no mercado brasileiro há cinco anos, gerencia dois importantes ativos que produzem essas commodities no Brasil: a Atlantic Nickel, produtora de concentrado de níquel sulfetado, e a Mineração Vale Verde, produtora de concentrado de cobre.
“O resultado das exportações em 2023 demonstra mais um ano de excelência operacional na extração de cobre e níquel, importantes minérios para a transição energética mundial, assim como o compromisso com a segurança. Nossa equipe garante não apenas uma operação eficiente, mas também a integridade de nossos colaboradores e do meio ambiente. O crescimento recorde que alcançamos em 2023 representa nosso compromisso com a responsabilidade corporativa, a transparência e a contribuição positiva para as comunidades anfitriãs das nossas operações”, destaca Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.
Durante o ano, a Appian Capital Brazil utilizou navios otimizados para a exportação de minerais à China e Finlândia, reduzindo a emissão de carbono e o custo de frete, refletindo em eficiência na operação logística do fundo. Essa estratégia alinha-se ao compromisso da Appian em contribuir para a transição energética, movimentando minérios essenciais para o investimento em energia limpa.
Compromisso Ambiental e Descarbonização
A Appian Capital Brazil, comprometida com o meio ambiente, adotou a estratégia de realizar embarques combinados para transportar sua produção de cobre e níquel sulfetado. Em 2023, essa abordagem resultou na não emissão de mais de 4.680(t) CO2e na atmosfera, equivalente a duas viagens de navio entre Brasil e China. A estratégia de fretes combinados é parte do compromisso da Appian em desenvolver boas práticas sustentáveis, contribuindo para a redução da pegada de carbono.
“Este é um marco significativo para a Appian. Com sólido compromisso ao meio ambiente, o nosso modelo de negócio tem se dedicado a desenvolver boas práticas sustentáveis. Estamos empenhados em realizar cada vez mais embarques combinados. Não é fácil e envolve diversas áreas e fatores, mas sabemos que quanto mais fretes combinados realizarmos, menos CO² iremos emitir, o que claramente contribuirá para a redução da nossa pegada de carbono. Vale o esforço porque esse é o nosso jeito de operar, empenhados e comprometidos com o respeito ao meio ambiente”, afirma Renata Lamas, gerente Comercial e Logística Outbound do fundo.
Além disso, em 2023, tanto a Atlantic Nickel quanto a Mineração Vale Verde, ativos da Appian, receberam o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol em seus inventários de gases de efeito estufa (GEE), referente ao ano de 2022. Essa categoria representa o reconhecimento máximo concedido a organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões, reiterando o alto padrão de qualidade operacional da Appian e sua preocupação em mitigar os impactos ambientais.
Desempenho dos Ativos
- Atlantic Nickel (ATN): A produtora de níquel sulfetado realizou doze embarques, totalizando 112 mil toneladas de concentrado de níquel sulfetado. A matéria-prima é fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.
- Mineração Vale Verde (MVV): Os embarques de concentrado de cobre totalizaram 105.819 toneladas, contribuindo para atender à crescente demanda por cobre no mercado devido à transição energética.
O histórico de exportações em 2022 demonstra o compromisso contínuo da Appian Capital Brazil com uma gestão inteligente e sustentável, focada no desenvolvimento das comunidades locais e no alcance máximo do potencial de produção de forma segura.