A mineradora Anglo American foi premiada com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol por seu compromisso com a transparência e confiabilidade na divulgação de emissões de gases de efeito estufa (GEE). A empresa foi homenageada durante o evento de comemoração dos 15 anos do programa, realizado na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo.
O Selo Ouro é a certificação mais alta concedida a empresas que atendem a critérios rigorosos, incluindo relevância, transparência e precisão nas informações públicas anuais de seus inventários completos de GEE, todos verificados por uma empresa certificadora. A Anglo American faz parte do programa desde 2008, ano de sua criação.
Claudiana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American, representou a empresa na solenidade e expressou seu orgulho pelo pioneirismo da mineradora em relatar suas emissões. Ela enfatizou o compromisso contínuo da empresa com a transparência e a redução das emissões de GEE.
A Anglo American iniciou seu reporte de emissões em 2008 com as operações de níquel em Goiás e, a partir de 2014, expandiu o relatório para incluir as operações de minério de ferro do Minas-Rio nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Lorena Lopes, engenheira de Meio Ambiente, ressaltou a importância do PBGHG na avaliação e tomada de decisões para reduzir as emissões de GEE, contribuindo para o combate às alterações climáticas e o alcance das metas do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American.