Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
Em 9 de dezembro de 2025, os acionistas da Anglo American e da Teck Resources deram sinal verde para a fusão de iguais que resultará na criação da Anglo Teck, empresa sediada no Canadá e destinada a figurar entre os cinco maiores produtores mundiais de cobre. A transação, avaliada em US$ 53 bilhões e anunciada em setembro, será integralmente realizada em ações e marca o surgimento de um novo peso-pesado global no setor de cobre.
Duncan Wanblad, CEO da Anglo American, comemorou o resultado: “Estamos extremamente satisfeitos por termos obtido um apoio tão forte de acionistas e stakeholders. Hoje marca um marco importante rumo à formação da Anglo Teck – um campeão global de minerais críticos, sediado no Canadá e um dos cinco maiores produtores de cobre do mundo.”
A aprovação veio após a Anglo retirar da pauta da votação uma proposta de alteração nos bônus executivos, diante da objeção de investidores. Segundo a mineradora britânica, o plano de incentivos tinha como objetivo apoiar a fusão e reter líderes seniores, já que a sede da companhia será transferida para o Canadá, como revelado pelo Mining.com
O processo ainda precisa passar por análises regulatórias em diversas jurisdições, incluindo o Canadá, antes da conclusão. No mês passado, a BHP chegou a tentar novamente adquirir a Anglo antes da votação, mas desistiu da oferta três dias depois. A Anglo tem sido vista há anos como alvo de aquisições devido ao seu portfólio de cobre, embora seus negócios em diamantes e platina tenham complicado tentativas anteriores.













