por Fernando Moreira de Souza
De acordo com apuração da CNN, os Emirados Árabes estão investindo perto R$ 15 bilhões para explorar no Brasil minerais estratégicos essenciais para a transição energética. Esse investimento é parte de um memorando de entendimento assinado entre o Ministério de Minas e Energia e o Ministério do Investimento dos Emirados Árabes Unidos.
A parceria prevê investimentos em projetos para exploração, extração, processamento, refino e comercialização mineral e também a transferência de tecnologia árabe para o setor.
Essa parceria fortalece a posição do Brasil no cenário global da transição energética e da mineração sustentável, na visão do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. “Com o aumento das exportações brasileiras para os Emirados Árabes entre 2023 e 2024, o acordo projeta um relacionamento econômico mais robusto e diversificado. Além disso, ele fomenta inovação e competitividade no setor mineral, especialmente para pequenas e médias empresas, promovendo um futuro mais sustentável e integrado globalmente”.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), em 2024 as exportações brasileiras para os Emirados Árabes somaram US$ 4,5 bilhões.
]
Para o governo, o memorando aproxima as agências governamentais, autoridades reguladoras, empresas e startups, promove a capacitação e o treinamento de mão de obra e fortalece a cooperação em projetos minerais estratégicos no Brasil.