Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A mineradora Vale recebeu a licença de operação (LO) para as atividades relacionadas à mina do Projeto Serra Sul +20 Mtpa, no Sistema Norte. A autorização foi concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e representa um marco relevante no cronograma da iniciativa, que prevê o início do comissionamento para o segundo semestre de 2026.
O Projeto prevê a expansão da capacidade anual da mina-planta S11D em 20 milhões de toneladas, por meio de iniciativas como a abertura de novas áreas de lavra; instalação de um novo britador semimóvel; duplicação da correia transportadora de longa distância existente; e a implantação de novas linhas de processamento na planta.
Com investimentos estimados em US$ 2,8 bilhões, o Serra Sul +20 Mtpa já atingiu 57% de avanço financeiro e 77% de progresso físico. Segundo a Vale, o projeto integra um conjunto de iniciativas estratégicas — junto aos projetos Vargem Grande e Capanema — voltadas à ampliação sustentável da produção e ao aumento da flexibilidade do portfólio de minério de ferro da companhia.
“A licença de operação do Serra Sul +20 Mtpa reforça a confiança nas nossas práticas ambientais e marca uma etapa decisiva para ampliar a nossa produção com responsabilidade. Estamos investindo em soluções tecnológicas e de baixo impacto para garantir uma mineração cada vez mais sustentável”, destacou a mineradora em nota
O projeto também vai gerar benefícios socioeconômicos relevantes. A iniciativa está conectada a um ecossistema mais amplo de geração de emprego e renda na região, com ênfase em mão de obra local e iniciativas voltadas à inclusão e ao desenvolvimento social sustentável.