por Fernando Moreira de Souza
De acordo com matéria do Valor Econômico, um contrato de reserva de terreno para a construção de um polo na cidade industrial de Ras Al Khair, na Arábia Saudita, foi fechado entre a Vale e a Comissão Real de Jubail e Yanbu.
O projeto, que tem o potencial de produzir até 12 milhões de toneladas anuais de briquetes de minério de ferro, será desenvolvido em duas fases. “Este é um passo para remodelar o futuro da indústria siderúrgica no Oriente Médio. O ‘mega hub’ de Al Khair servirá como um modelo para integrar tecnologias avançadas com práticas sustentáveis, gerando não apenas impacto ambiental positivo, mas também valor econômico” explicou Rogério Nogueira, vice-presidente executivo comercial e de novos negócios da Vale.
Com o objetivo de atender aos mercados local, regional e internacional, o projeto está em acordo com a estratégia da Vale, e as vantagens estratégicas oferecidas pela Arábia Saudita, como a disponibilidade de recursos energéticos, nortearam na opção feita por Ras Al Khair, para desenvolver ecossistemas integrados de siderurgia nos principais mercados globais.
A meta da Vale é reduzir as emissões líquidas de escopo 3 em 15% até 2035 e a instalação pode atuar como um facilitador regional de aço verde numa contribuição coletiva junto aos “hubs” planejados para Omã e Emirados Árabes Unidos.