Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Vale prorrogou o período de inscrições para o Programa Jovem Aprendiz até o dia 9 de junho. A iniciativa oferece mais de 700 vagas para jovens entre 18 e 21 anos, com ensino médio completo, distribuídas em mais de 20 municípios nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. Candidatos podem consultar a lista completa de localidades e se inscrever por meio do site oficial da empresa: www.vale.com/jovemaprendiz.
Além da formação teórica em instituições parceiras, o programa promove a inserção no ambiente corporativo com atividades práticas em diversas áreas. Com duração de até dois anos, o objetivo é preparar os aprendizes para os desafios do mercado de trabalho por meio da convivência em um ambiente colaborativo e voltado ao desenvolvimento profissional.
Aprendizado e inclusão
Segundo a gerente-geral de Capacitação Técnica da Vale, Cinara Uliana, o programa vai além da capacitação inicial. Ela destaca o compromisso da empresa em promover um ambiente seguro e inclusivo, que estimula o crescimento contínuo. “Investimos em iniciativas que promovem o desenvolvimento das pessoas, não apenas para fortalecer suas carreiras, mas também para gerar impacto positivo em suas vidas e na sociedade. Com o Programa Jovem Aprendiz abrimos as portas para que pessoas de até 21 anos tenham a oportunidade de iniciar sua vida profissional em um ambiente que possibilita experiência prática e constante troca de conhecimento para crescer e evoluir”, afirma.
Para pessoas com deficiência, não há limite de idade. Entretanto, todos os candidatos devem residir no município onde a vaga está sendo ofertada, além de apresentar disponibilidade para atuar em jornadas que podem variar entre quatro e oito horas por dia, conforme a necessidade da área. A vacinação contra febre amarela também é exigida como pré-requisito.
A técnica em mecânica Duane Correia é um dos exemplos do impacto do programa. Após participar da iniciativa, foi contratada para atuar na Vale no Espírito Santo. Ela relata que a vivência proporcionada ampliou sua visão de futuro e fortaleceu sua responsabilidade profissional. “Pude aprender na prática como funciona o dia a dia de uma grande empresa, conheci pessoas incríveis que me ensinaram com paciência e me ajudaram a crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Esse contato com o ambiente operacional ampliou minha visão de futuro, fortaleceu minha responsabilidade e despertou ainda mais meu interesse pelo crescimento profissional”, destaca.
Etapas do processo e benefícios
A seleção será totalmente virtual e composta por etapas eliminatórias, incluindo prova, dinâmica em grupo e avaliação psicológica. Os candidatos aprovados participarão ainda de um painel com gestores, além dos exames médicos e entrega de documentos — sendo necessário apresentar comprovante de vacinação contra febre amarela.
Os aprendizes contratados terão acesso a salário mensal a partir de R$ 1.035,20, assistência médica, seguro de vida, transporte (ou vale-transporte), incentivo à prática de atividades físicas e programa de apoio ao empregado. Para aqueles que realizarão a fase prática nas instalações da empresa, também estão previstos vale-alimentação e refeição (ou alimentação fornecida no local, conforme aplicável).
Serviço
Programa Jovem Aprendiz – Vale
Inscrições: até 9 de junho de 2025
Locais: cidades dos estados do ES, MA, MG, PA e RJ
Vagas: mais de 700
Site: www.vale.com/jovemaprendiz