quinta-feira, 16 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaVale do Lítio: MG busca se tornar polo internacional de lítio

Vale do Lítio: MG busca se tornar polo internacional de lítio

- Publicidade -

O estado de Minas Gerais lançou um plano ambicioso para impulsionar sua indústria de lítio e se tornar um importante polo global nesse setor. A iniciativa, chamada Vale do Lítio Brasil, irá concentrar seus esforços na atração de investimentos e empresas. Além disso, vai focar na formação de mão de obra qualificada e no desenvolvimento tecnológico, conforme anunciado pelo governo estadual.

A região do Vale é composta por 14 municípios que possuem as maiores reservas de lítio do país, com cerca de 45 jazidas que possuem grande potencial econômico, segundo estudos do Serviço Geológico Brasileiro (SGB/CPRM).

O governador do estado, Romeu Zema, afirmou que deseja transformar a região do Vale do Jequitinhonha em um polo tecnológico para a produção de baterias e outros produtos de valor agregado.

Vale do Lítio

A iniciativa recebeu elogios de especialistas em mineração, que destacaram a importância de políticas públicas que estimulem investimentos nesse setor. A região do Vale do Lítio tem potencial para se tornar um dos principais polos mundiais de fabricação e desenvolvimento de tecnologias voltadas ao lítio, segundo João Paulo Braga, diretor-presidente da Invest Minas, agência estatal de promoção de negócios.

Embora Minas Gerais seja mais conhecida por sua produção de minério de ferro, a região já conta com a presença de algumas empresas do setor de lítio, como Companhia Brasileira de Lítio (CBL), Sigma, Atlas Lithium Corporation, Latin Resources, Deep Rock e Lithium Ionic, que operam em diferentes estágios de desenvolvimento.

Recentemente, a empresa canadense International Metals Mining adquiriu determinadas reivindicações de mineração da Lithium Plus em Minas Gerais, por meio de uma troca de ações. A propriedade adquirida está estrategicamente localizada perto de projetos de outras empresas do setor, como a Sigma Lithium Corporation, a Lithium Ionic e a Atlas Lithium Corp.

*Com informações de BN Americas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -