A empresa de mineração Vale S.A. informou na última quinta-feira (09) que, em conjunto com seus sócios Posco Holding Inc. e Dongkuk Steel Mill Co., Ltd, concluiu a venda de suas respectivas participações na Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) para a mineradora ArcelorMittal.
De acordo com a Vale, pelos termos do acordo, o valor da transação foi de US$ 2,2 bilhões. Conforme informou a empresa de mineração, o valor da venda vai para pagar, de forma antecipada, o saldo devedor da dívida líquida de US$ 2,3 bilhões.
“Esta transação reforça a estratégia da Vale de simplificação de portfólio, com foco nos principais negócios e oportunidades de crescimento, pautados pela alocação de capital disciplinada”, disse a Vale.
A CSP é uma operação de classe mundial que produz placas de alta qualidade a um custo competitivo a nível global. A sua instalação, localizada no estado do Ceará, foi comissionada em 2016. Ela opera um alto-forno com capacidade de 3 milhões de toneladas, tendo acesso ao Porto de Pecém via correias transportadoras. Trata-se de um porto de águas profundas de grande escala, localizado a 10 quilômetros da usina.
ArcelorMittal diz que compra da CSP da Vale é estratégica
Em nota, a ArcelorMittal disse que a aquisição é “estratégica” para a empresa. Isso porque a compra permitirá à empresa atender o crescimento da demanda de aço. Para isso, a empresa vai adicionar capacidade de produção de placas de alta qualidade e competitivas em custo. Dessa forma, vai poder vender tanto dentro do próprio grupo quanto para os mercados da América do Norte e do Sul.
“A longo prazo, também temos a opção de aumentar sua capacidade e adicionar instalações de acabamento, enquanto há um caminho claro para descarbonizar o ativo, tendo em vista os investimentos em energia renovável que estão sendo feitos no estado do Ceará.”