segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGVale Base Metals firma acordo com BluestOne para transformar resíduos em produtos...

Vale Base Metals firma acordo com BluestOne para transformar resíduos em produtos agrícolas sustentáveis

- Publicidade -Google search engine

A Vale Base Metals, uma divisão da Vale, assinou um memorando de entendimento comercial e não vinculativo com a BluestOne, uma empresa brasileira especializada em transformar resíduos em produtos sustentáveis para a agricultura.

De acordo com esse acordo de 10 anos, a Vale fornecerá à BluestOne até 50.000 toneladas de escória de refinaria anualmente, proveniente de sua mina de Onça Puma, localizada no Brasil.

A BluestOne planeja construir uma fábrica próxima à mina de Onça Puma nos próximos dois anos. Nessa instalação, a escória será processada para criar uma solução inovadora de fertilizantes minerais com baixa pegada de carbono, amplamente utilizada na indústria agrícola.

Além do processamento da escória, o memorando também estabelece que ambas as empresas colaborarão para explorar oportunidades adicionais na economia circular. Isso inclui o tratamento e reaproveitamento de outros resíduos provenientes da mina de Onça Puma, bem como de outras operações de Metais Básicos da Vale em todo o mundo. Uma das possibilidades é o aumento da produção de níquel reciclado pela BluestOne, recuperado de resíduos de diversas fontes globais.

O acordo de cooperação vai além e prevê a investigação de parcerias adicionais em sustentabilidade. Uma delas envolve a utilização do fertilizante resultante da escória na produção de biomassa, promovendo práticas ambientalmente amigáveis.

Deshnee Naidoo, CEO da Vale Base Metals, destacou a importância desse acordo para a estratégia de sustentabilidade da empresa, afirmando: “A transformação de resíduos em valor e a mineração circular são alavancas fundamentais em nossa estratégia de sustentabilidade e roteiro tecnológico. Este MOU e a escalabilidade da tecnologia da BluestOne apoiam a nossa ambição de capturar valor do que historicamente têm sido fluxos de resíduos, ao mesmo tempo que reduz a nossa pegada ambiental legada como parte de uma abordagem mais ampla à mineração circular.”

Marcelo Carratú, Cofundador da BluestOne, compartilhou sua satisfação com a parceria de longo prazo, ressaltando o compromisso com a sustentabilidade:

“A BluestOne nasceu com a economia circular no seu DNA e a sustentabilidade é a razão da nossa existência. Esta parceria de longo prazo com a Vale Base Metals nos enche de orgulho, pois representa um marco significativo para avançar globalmente em nossa missão de desenvolver ainda mais novas soluções de mineração verdes e promover iniciativas de preservação da biodiversidade, educação e restauração ambiental.”

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -