A Salobo Metais S.A, uma divisão da Vale Base Metals (VBM), assinou um acordo com a Ero Copper para avançar com o projeto de cobre Furnas, na região de Carajás, no Pará.
De acordo com o comunicado da Ero, a empresa canadense deterá 60% do projeto Furnas após a conclusão de marcos de exploração, engenharia e desenvolvimento ao longo de cinco anos a partir de um acordo definitivo.
Em contrapartida por sua participação de 60%, a Ero financiará e conduzirá investimentos em um programa de exploração e engenharia em várias fases durante esse período.
O CEO da Ero, David Strang, enfatizou que consideram o projeto de classe mundial e acreditam que Furnas contribuirá para o crescimento da produção de cobre na região de Carajás, consolidando o Brasil como líder na produção de minerais com baixa intensidade de carbono.
A VBM, uma subsidiária da Vale, concentra seus ativos de metais básicos para atender à crescente demanda de matérias-primas para baterias devido à eletrificação de veículos. O projeto Furnas é classificado como IOCG (Iron-Oxide-Copper-Gold) e está localizado a aproximadamente 50 quilômetros das operações da Salobo da VBM e 190 quilômetros a nordeste do Projeto Tucumã da Ero.
Com uma extensão de cerca de 2.400 hectares, o projeto tem acesso a uma ampla infraestrutura regional, incluindo estradas pavimentadas, uma fábrica de cimento em escala industrial, subestação de energia e instalação de carregamento ferroviário da Vale.
A Vale não fez comentários adicionais sobre o acordo, e os valores envolvidos não foram divulgados.