A mineradora Vale informou que os preparativos para a implantação da segunda etapa da barragem Maravilhas III, localizada em Nova Lima, estão avançando com foco na segurança da estrutura. De acordo com a empresa, órgãos de fiscalização do governo, engenheiros de registro (EOR) e consultores internacionais convidados pela Vale estão acompanhando de perto o processo, realizando visitas regulares.
Nesse período, foram executadas atividades específicas para avaliar a condição da barragem. Roçada, limpeza das drenagens subterrâneas, movimentação de materiais das áreas de concessão e continuidade do aterro da primeira etapa estão em andamento. Além disso, reuniões estratégicas foram realizadas para definir as primeiras medidas do plano preparatório para o período chuvoso de 2024.
O tratamento da fundação da segunda etapa está progredindo satisfatoriamente, com supervisão da equipe projetista da empresa e dos consultores envolvidos.
A Vale assegura que a estrutura está sendo rigorosamente monitorada e inspecionada em conformidade com as diretrizes da Agência Nacional de Mineração, e até o momento, nenhuma variação ou anomalia que indique danos à estrutura foi identificada. O monitoramento da barragem é realizado de forma contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana, por meio do centro de monitoramento geotécnico da Vale.