segunda-feira, 26 fevereiro, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaVale abastecerá navio de minério de ferro com energia eólica

Vale abastecerá navio de minério de ferro com energia eólica

- Publicidade -Google search engine

A Vale, em parceria com a japonesa Mitsui OSK Lines (MOL), está planejando instalar velas de rotor de energia eólica em um graneleiro de minério de ferro de 200 mil toneladas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

A instalação das velas será feita pela empresa Norsepower Oy e está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2024.

O rotor SailTM da Norsepower é feito de material composto leve e forte e produz empuxo à medida que o vento gera pressão diferencial em torno do rotor giratório durante a navegação.

De acordo com a MOL, a aplicação dessa solução de energia eólica pode reduzir o consumo de combustível e os gases de efeito estufa em cerca de 6 a 10%, juntamente com a tecnologia de otimização de viagens. Além disso, a Vale está implementando outras medidas de redução de emissões. Isso inclui, por exemplo, a utilização de energia renovável e a instalação de usinas solares, como a Sol do Cerrado.

Vale vende CSP para ArcelorMittal

Na semana passada, conforme noticiou o Minera Brasil, a Vale anunciou a venda da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), uma joint venture entre a Vale, as empresas sul-coreanas Dongkuk e Posco, para a ArcelorMittal por US$ 2,2 bilhões. De acordo com a empresa, a venda faz parte da sua estratégia de simplificação de portfólio. O foco da Vale é oportunidade de crescimento e alocação disciplinada de capital.

Para a ArcelorMittal, a aquisição da CSP oferece sinergias operacionais e financeiras significativas. Além disso, apresentar uma oportunidade para criar um polo de produção de aço de baixo carbono na localização da CSP, capitalizando a ambição do estado do Ceará

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -