domingo, 19 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioTransição EnergéticaSimpósio Brasileiro de Exploração Mineral vai discutir rumos da transição energética no...

Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral vai discutir rumos da transição energética no Brasil

- Publicidade -

A transição energética é um tema global no cenário atual, impulsionada pela necessidade de reduzir as emissões de carbono e mitigar os efeitos das mudanças climáticas. Nesse contexto, a Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), realiza entre os dias 19 e 22 de maio em Ouro Preto, a XI edição do Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral (SIMEXMIN).

O SIMEXMIN é um fórum relevante para o desenvolvimento da pesquisa mineral brasileira e nesta edição, vai reunir empresas, universidades, institutos de pesquisa, órgãos governamentais e profissionais que atuam no setor mineral brasileiro para debater como os recursos minerais desempenham um papel fundamental, fornecendo os elementos essenciais para a produção de tecnologias de energia limpa e renovável para a transição energética global. 

 A programação do evento contará com sessões temáticas e painéis com a participação de profissionais da indústria, da academia e do governo, além de especialistas internacionais, que irão apresentar perspectivas públicas e privadas sobre o setor mineral do país, a produção mineral e potencial geológico das províncias minerais, em especial para minerais estratégicos, inovações tecnológicas, além da abordagem econômica, de investimentos, legais, sociais, ambientais e de governança, na pesquisa mineral e mineração no Brasil.

“Teremos também um painel sobre como agregar valor na produção mineral, recuperação de rejeitos, um tema que com a transição energética e as características desses minerais, tem levado a uma reavaliação de antigas operações no Brasil,” comenta Marcos André Gonçalves, presidente do Conselho Superior da ADIMB.

Marcos André destaca também que o evento vai abordar o papel da geofísica aplicada à pesquisa mineral, fertilizantes e agrominerais, divulgação de recursos reservas, além de um painel dedicado ao financiamento à pesquisa mineral. “Conteremos também um workshop do Invest Mining, com uma agenda focada em financiamento da mineração, projetos de incentivo, com palestra do BNDES e outros agentes do mercado financeiro”, explica o presidente do Conselho da ADIMB.

“O SIMEXMIN é um evento com uma cobertura bastante ampla de assuntos, todos eles de alguma maneira vinculados ao mercado brasileiro de pesquisa mineral e de mineração,” comenta Marcos André, destacando que ExpoSimexmin já conta com 51 empresas expositoras. “Esperamos um evento abrangente, que traga inovação e seja um ponto de discussão sobre as principais questões do setor, destaca Marcos André.

Roberto Xavier, Diretor Executivo da ADIMB, destaca que os participantes XI edição SIMEXMIN terão oportunidade de participar de uma programação técnico-científica diversificada, com a participação de empresas, universidades, institutos de pesquisa e órgãos governamentais, além de palestras internacionais.   “A programação elaborada pela ADIMB vai abordar um espectro muito amplo de temas relacionados à pesquisa mineral no Brasil”, detalha Xavier.

Xavier destaca também que o slogan da edição 2024 do SIMEXMIN: “Mapeando os rumos para a transição energética”, estará muito bem refletido nas palestras e painéis que acontecerão durante o evento. 

O evento contará ainda com sessões pôster que têm como objetivo promover as contribuições das universidades e instituições de pesquisa para o desenvolvimento do setor mineral no país, além do IV Encontro Nacional de Geologia Econômica (IV ENAGE) em parceria com a Society of Economic Geologists (SEG).

Confira a programação  

www.simexmin.org.br/2024/programa-oficial/

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -