O setor de mineração planeja investir cerca de US$ 50 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos, de acordo com Ilso Oliveira, presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Ele destaca a relevância dos investimentos para o setor e afirma que o tema será um dos destaques no 96º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), que ocorrerá entre os dias 11 e 14 de abril.
O evento contará com um painel chamado “Plano de investimentos no setor de mineração e o foco na redução das emissões”. O painel apresentará o cenário atual do setor no Brasil, as projeções futuras de investimentos e as perspectivas e ações para reduzir as emissões de carbono entre as empresas do segmento.
O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, apresentará o plano de investimento para os próximos quatro anos. Além disso, os presidentes das federações das indústrias dos estados onde há projetos em execução também participarão.
Mineração no Brasil
O evento promoverá discussões sobre práticas mais sustentáveis a fim de reduzir o impacto ambiental e social e estratégias para o crescimento pleno do setor de mineração no país. De acordo com Ilso, o painel será uma oportunidade para aprender sobre as ações de redução das emissões de carbono no setor e apresentará muitas oportunidades de investimento.
Durante o ENIC, a CBIC, por meio da COIC, também lançará o Programa de Desenvolvimento da Indústria da Construção (PDICON) em parceria com o SINDUSCON-MG e a Fundação Dom Cabral (FDC).
O objetivo do programa é desenvolver a competitividade da indústria da construção por meio da capacitação e qualificação dos profissionais do setor, com foco em gestão, inovação, sustentabilidade, qualidade e produtividade, ampliando a visão sobre governança e liderança, além de promover uma rede colaborativa da indústria da construção para a troca de experiências e melhores práticas do setor.
Ilso destaca que a parceria entre a CBIC e a Fundação Dom Cabral será fundamental para a divulgação do PDICON e que a ideia é levar o programa para praticamente todos os estados da federação onde há empresas associadas da CBIC, utilizando a capilaridade da instituição e a expertise da Fundação. O 96º Enic é realizado pela CBIC, com a parceria da FEICON, o apoio do Sesi e do Senai, e o patrocínio de diversas empresas do setor.