Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
por Fernando Moreira de Souza
O Brasil destacará seu potencial no setor de mineração durante a Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC) 2025, que ocorrerá entre 2 e 5 de março em Toronto, no Canadá. Representantes do Serviço Geológico do Brasil (SGB) levarão ao evento novos estudos e informações sobre minerais essenciais para o mercado global.
Entre os principais temas abordados, estarão o lançamento de novos dados geoquímicos sobre lítio na região norte de Minas Gerais e a ampliação dos levantamentos aerogeofísicos no território nacional. Também será realizado o leilão do depósito de caulim do Rio Capim, no Pará, além da apresentação da Plataforma de Suporte ao Planejamento da Pesquisa e Produção Mineral (P3M).
Publicações e perspectivas geológicas
Durante o evento, estará disponível a terceira edição do relatório “Uma Visão Geral do Potencial de Minerais Críticos do Brasil”, que detalha os principais depósitos minerais e as reservas nacionais, abordando também o potencial geológico de diversas províncias minerais. Outra novidade é o lançamento da edição mais recente do “Mapas de Prospectividade de Áreas Selecionadas do Brasil”, resultado de cinco anos de pesquisa na identificação de áreas favoráveis para exploração mineral.
Participação brasileira e apoio institucional
O diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, liderará a equipe de especialistas e pesquisadores brasileiros no evento. A delegação está sob coordenação da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB) e marcará presença no “Brazilian Mining Day”, uma iniciativa dedicada à promoção do setor mineral do país.
A participação brasileira no PDAC 2025 conta com o apoio de diversas instituições, incluindo o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Mineração (ANM), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX), a Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral (ABPM), o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ).
Mais informações podem ser acompanhadas no hotsite PDAC 2025. Acesse Link aqui