sábado, 2 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioProjetosSamarco recebe máquina de filtragem de rejeitos e avança no empilhamento a...

Samarco recebe máquina de filtragem de rejeitos e avança no empilhamento a seco

- Publicidade -Google search engine

A empresa de mineração Samarco informou nesta semana que recebeu um filtro prensa que faz parte do seu projeto chamado Dry Stacking (empilhamento a seco, em tradução livre). De acordo com a empresa, o projeto será desenvolvido no Complexo de Germano, localizado em Mariana, Minas Gerais.

Conforme informou em nota, a estimativa é que a Samarco invista cerca de R$ 19 milhões no projeto. Com esses recursos a empresa de mineração pretende construir uma nova planta de filtragem, bem como aterros experimentais. O objetivo é fazer uma análise abrangente das melhores formas de disposição e do comportamento geotécnico das pilhas de rejeitos.

Nos últimos dois anos, desde a retomada gradual das operações, a Samarco opera com um sistema de filtragem e empilhamento a seco de cerca de 80% do rejeito gerado. O Dry Stacking é um projeto de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) que permitirá que a Samarco atinja a marca de 100% de rejeito seco e disposto em pilhas.

“A chegada do filtro prensa é um marco para o nosso Programa Estratégico Soluções para Reserva, Rejeitos e Estéril. A realização de estudos de pesquisa e desenvolvimento é fundamental para a determinação de critérios de projetos robustos, seguros e responsáveis. Todos os parâmetros de projeto de nossas futuras estruturas de disposição serão testados e comprovados”, disse Bruno Pimentel, gerente de Desenvolvimento e Inovação.

A Samarco espera dar início a essa importante etapa para a empresa já no segundo trimestre de 2023. Ou seja, entre abril de junho deste ano.

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -