sexta-feira, 1 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioInternacionalPotencial mineral de Campos Verdes atrai interesse chinês

Potencial mineral de Campos Verdes atrai interesse chinês

Prefeito do município e presidente da FGM, Haroldo Naves, se reuniu com o consultor do governo chinês, Chen Jun, para viabilizar a exploração.

- Publicidade -Google search engine

Rica em minerais preciosos, Campos Verdes, no Norte de Goiás, busca estreitar relações com a China para investimentos na mineração de esmeraldas. Nesta semana, o prefeito do município e presidente da Federação Goiana de Município (FGM), Haroldo Naves (MDB), se reuniu com o consultor do governo chinês, Chen Jun, para tratar sobre o tema. Na reunião participaram o assessor especial do governador Ronaldo Caiado (UB), Euler Moraes, e a gerente de Mineração da secretaria estadual de Indústria e Comércio (SIC), Lívia Parreira.            

“Expusemos as nossas potencialidades e riquezas minerais e buscamos as parcerias para trazer um laboratório para certificação das pedras preciosas e semi-preciosas, aproveitando a tecnologia chinesa e, com isso, gerando mais credibilidade aos certificados”, ressaltou Naves.         

O prefeito lembra que anteriormente, antes da pandemia de Covid-19, um grupo chinês chegou a visitar Campos Verdes e mostrou interesse no projeto de mineração. “Agora é nossa intenção, através desta parceria e intercâmbio, inclusive teremos  uma cidade-irmã na China, e queremos  adquirir, através de convênios ou recursos próprios, uma máquina chinesa  de lapidação de alta tecnologia, avançada, de precisão e de qualidade”, afirmou o gestor goiano.

Legislação

Em fevereiro deste ano, houve uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Campos Verde, onde participaram representantes das secretarias de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Além de membros da Agência Nacional de Mineração. Na pauta foi debatido a regularização da exploração de esmeraldas no município.

Outras discussões trataram do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM), em relação à sustentabilidade e planos de parcerias e dos desafios do pequeno minerador, um vez que as mineradoras em Campos Verdes são de micro e pequenos mineradores.

*Com informações do Jornal Opção

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -