quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaParceria entre serviços geológicos brasileiro e britânico viabiliza estudos no Vale do...

Parceria entre serviços geológicos brasileiro e britânico viabiliza estudos no Vale do Lítio, em (MG)

- Publicidade -

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) e o British Geological Survey (BGS) formalizaram uma parceria durante o PDAC no Canadá. Nos dias 11 e 12 de março, uma equipe do BGS visitou a Superintendência Regional de Belo Horizonte do SGB para uma oficina de identificação de oportunidades de planos de trabalho.

O foco inicial será um estudo colaborativo sobre ocorrências de lítio e grafita no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. O SGB e o BGS trabalharão juntos, compartilhando dados e desenvolvendo um modelo geológico 3D.

Durante o trabalho de campo no Vale do Jequitinhonha, o BGS colaborará com a equipe do SGB, fortalecendo a parceria e fornecendo orientação aos pesquisadores.

Jonathan Ford, chefe de geologia do BGS, destacou as oportunidades de colaboração em temas como pegmatitos de lítio e interações entre águas subterrâneas e mineração, além de enfatizar a importância da governança social e ambiental.

Rafael Duarte, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do SGB, mencionou que esta colaboração marca o início de futuros projetos conjuntos. Ele enfatizou a importância de estabelecer planos de trabalho detalhados para promover avanços científicos e tecnológicos.

A reunião também abordou projetos da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT), incluindo áreas de interesse mútuo em hidrogeologia e prevenção de desastres. Os resultados do Projeto Águas do Norte de Minas foram entregues ao BGS como parte da cooperação entre as duas entidades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -