O Ministério de Minas e Energia (MME) anunciou na terça-feira (4/4) a nomeação de Vitor Saback como o novo Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral. Saback ocupava o cargo de diretor na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e agora faz parte do primeiro escalão de secretários do Ministro Alexandre Silveira.
Antes da nomeação de Saback, o Ministro já havia confirmado os seguintes secretários: Efrain da Cruz, como Secretário-Executivo; Pietro Mendes, como Secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis; Thiago Barral, como Secretário de Planejamento e Transição Energética; Gentil Nogueira, como Secretário de Energia Elétrica.
Novo secretário de Mineração do MME
Na nova posição, Saback será responsável por temas que se interligam à agenda do setor energético, como a exploração de minerais críticos para a transição energética e a pauta dos fertilizantes. O Secretário prometeu trabalhar para o “desenvolvimento de uma mineração sustentável e socialmente responsável, no crescimento do setor e em pautas relacionadas à minerais raros e de suporte à transição energética”.
Saback é graduado em administração pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Finanças e Mercados de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ele também é analista de gestão pública do Ministério Público da União e já ocupou o cargo de representante da ANA em colegiados internacionais como o Conselho Mundial da Água (WWC), a Rede de Reguladores e Iniciativa de Governança da Água da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Conferência de Diretores Ibero-Americanos da Água (Codia).
Além disso, Saback foi indicado pelo MME para ocupar um cargo no conselho de administração da Petrobras, juntamente com seus colegas no Ministério, Pietro Mendes e Efrain da Cruz. O novo Secretário traz consigo uma vasta experiência em gestão pública e internacional, e se mostrou comprometido em trabalhar pela sustentabilidade e responsabilidade social na área de mineração e energia.