O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou em entrevista à CNN nesta quinta-feira (18) que discutiu com representantes do governo saudita possíveis investimentos em “mineração sustentável no Brasil” e em projetos relacionados à transição energética.
Os diálogos ocorreram durante o Fórum Econômico Mundial em Davos, onde Silveira se encontrou com o ministro de Investimentos, Khalid Al-Falih, e teve uma reunião informal com o ministro de Indústria e Mineração, Bandar Alkhorayef.
Silveira destacou o interesse em atrair investimentos sauditas para o Brasil, especialmente no contexto da transição energética, considerando a expertise da Arábia Saudita como um dos maiores produtores globais de combustíveis fósseis com custos competitivos. O ministro ressaltou que o país está aberto a parcerias que promovam a sustentabilidade e a segurança nas atividades de mineração.
Mineração sustentável
“O Brasil é reconhecido pelos seus potenciais minerais, pela nossa extensão territorial, pelas nossas riquezas naturais, pelos minerais críticos. As terras raras são extremamente imprescindíveis para a transição energética e nós não podemos deixar de, de forma ambientalmente correta, discutir com o mundo os investimentos no Brasil em mineração sustentável e segura para que nós possamos aproveitar essa janela de oportunidades que é a transição energética”, afirmou Silveira.
Durante as conversas, o ministro enfatizou que o Brasil possui uma regulação reconhecida internacionalmente e compartilhou avanços significativos nas discussões sobre hidrogênio verde, destacando a importância da regulamentação ambiental e sustentável no setor mineral.
A expectativa é que esses diálogos resultem em parcerias estratégicas e investimentos sauditas no Brasil, impulsionando a agenda de transição energética no país. O ministro pretende realizar uma reunião bilateral com o ministro de Indústria e Mineração da Arábia Saudita para dar continuidade às discussões.