O minério de ferro atingiu o seu preço mais alto em 18 meses, impulsionado pelos expressivos lucros da indústria chinesa. Os futuros da matéria-prima em Singapura registraram um aumento de até 0,8% nesta quarta-feira, atingindo US$ 141,40 por tonelada, a cotação mais elevada desde junho do ano passado. No acumulado do ano, o minério já apresenta um aumento de mais de 20%.
Apesar da expectativa de redução na produção das usinas e na demanda por minério de ferro durante o inverno no hemisfério norte, o mercado permanece otimista quanto às perspectivas de aumento nos preços do aço devido aos cortes anunciados, conforme relatado pela Kallanish.
Dados divulgados nesta quarta-feira indicam que os lucros da indústria chinesa cresceram quase 30% em novembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse aumento, sinalizado como resultado dos esforços do governo para fortalecer a economia, contribui para a firmeza do mercado, mesmo levando em consideração a base de comparação relativamente fraca.