Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Lavras do Sul Mineração (LDSM) inaugurou, em parceria com a cooperativa agropecuária COTRISUL, a Estação Grãos, novo espaço temático da Rota do Ouro: Estações da Mineração. O projeto, que visa valorizar o patrimônio histórico e cultural do município, chega à sua sexta estação com foco na agricultura, uma das principais atividades econômicas da região.
A Estação Grãos recebeu seus primeiros visitantes em 19 de agosto: alunos da Escola Estadual Desembargador José Bernardo de Medeiros, localizada próxima à sede da COTRISUL. Acompanhados por professores e representantes das empresas parceiras, os estudantes conheceram o cotidiano da atividade agrícola, com destaque para práticas inovadoras e sustentáveis.
Valorização Local
Criada em 2023, a Rota do Ouro tem como objetivo despertar o interesse da população local para os temas que envolvem a mineração gaúcha. Com foco educativo, o projeto já atraiu cerca de 500 visitantes, entre crianças e adolescentes das redes municipal e estadual de ensino. Além da Estação Grãos, o roteiro inclui a Estação Memória, Estação Riquezas Minerais, Estação Água, Estação Garimpeiro e Estação Pecuária.

Imagem: Lavras do Sul / Divulgação
Segundo Paulo Serpa, presidente da Lavras do Sul Mineração, a nova estação completa a representação das principais atividades econômicas do município. “Com essa inauguração, estamos completando a representação da tríade econômica do município de Lavras do Sul”.
“Nosso projeto, agora, tem espaços dedicados à agricultura, pecuária e mineração, dando oportunidade aos nossos visitantes de conhecerem mais sobre essas atividades fundamentais para o desenvolvimento local”
Paulo Serpa – Presidente da Lavras do Sul
Fernanda Carvalho, coordenadora de Projetos Socioambientais da LDSM, reforça o papel da iniciativa na construção de identidade e pertencimento. “O desenvolvimento sociocultural de uma sociedade passa pelo autoconhecimento. Acreditamos e investimos nessas ações com o objetivo de gerar pertencimento e vontade de ver a cidade crescer e oferecer conforto, bem-estar e segurança financeira para aqueles que nela habitam”, explica.
A Lavras do Sul Mineração é uma marca do grupo canadense Lavras Gold Corporation, listada na Bolsa de Valores de Toronto. O projeto de exploração de ouro em Lavras do Sul, localizado a 320 km de Porto Alegre, é atualmente o principal empreendimento da empresa no Brasil.













