sexta-feira, 1 março, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGJacobina Mineração recebe a primeira Certificação ESG da ABNT

Jacobina Mineração recebe a primeira Certificação ESG da ABNT

Certificado atesta a conformidade dos requisitos da Prática Recomendada 2030 - Ambiental, social e governança

- Publicidade -Google search engine

A Jacobina Mineração, empresa com sede em Jacobina, recebeu nesta quinta-feira (23), na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), certificado inédito da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atestou a conformidade em relação aos requisitos propostos na Prática Recomendada 2030 “Ambiental, social e governança (ESG) – Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações.

A Norma inédita fruto de um amplo trabalho liderado pela ABNT na Organização Internacional de Normalização – ISO, alinha os principais conceitos e princípios na sigla ESG, em inglês para “environmental, social and governance” e orienta os passos necessários para incorporá-los na organização. O anúncio ocorreu durante a cerimônia solene de assinatura do Termo de Parceria entre ABNT e FIEB, para certificação ESG e Agenda ESG da indústria baiana.

O acordo prevê a criação do programa de avaliação na metodologia ESG, de acordo com a Prática Recomendada 2030. A ideia é que outras empresas associadas a FIEB, assim como a Jacobina Mineração possam participar de processos de avaliação da conformidade, certificação e programas de capacitação, visando o entendimento aos padrões normativos aplicáveis às necessidades de mercado.

De acordo a gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social da FIEB, Arlinda Negreiros, a parceria com a ABNT é uma estratégia contemplada na Agenda ESG da indústria Baiana, que visa apoiar as empresas a adotarem, independentemente do porte ou setor, os critérios ESG como estratégia de melhoria de desempenho social, ambiental e econômico, aumento de competitividade e da imagem positiva diante dos seus stakeholders.

Para Sandro da Silva Magalhães, Vice-Presidente de Operações Brasil-Argentina da Yamana Gold/ Jacobina Mineração, esse pioneirismo é motivo de orgulho. “Desde a sua criação, a JMC sempre cumpriu o compromisso de buscar o sucesso do negócio sem negligenciar o bem-estar das pessoas e a preservação do meio ambiente, para promover o desenvolvimento pleno do território onde estamos. Não podemos esperar até as vésperas de 2030 para assumir a nossa parcela de responsabilidade como agentes de transformação. Por isso, fazer parte dessa iniciativa representa um grande passo”, afirma.

Certificação ABNT PR 2030

A Jacobina Mineração recebeu a Certificação ABNT após processo de avaliação da ABNT, que tem como base os critérios propostos na Prática Recomendada 2030, segmentados pelos eixos ambiental, social e de governança, apoiando a organização na identificação de seus temas materiais dentro da abordagem ESG.

Segundo o presidente da ABNT, Mario William Esper, a ABNT é protagonista na criação de uma normalização global sobre ESG que define parâmetros, diretrizes e critérios com indicadores de qualidade – alinhando-se ao padrão ISO já reconhecido mundialmente. “A Prática Recomendada é um Guia para que empresas no mundo inteiro possam padronizar processos no que diz respeito a aspectos de administração e gestão corporativa em que questões como o impacto de uma empresa na sociedade, no meio ambiente ou sua relação com seus próprios funcionários são levados em consideração na tomada de decisões e geração de valor”, explica.

Para o Diretor de Certificação, Antônio Carlos Barros de Oliveira, o resultado obtido pela JMC demonstrou que a organização está comprometida com os princípios de ESG. “O certificado evidencia os diversos programas implementados que visam à melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, prestadores de serviço e comunidades vizinhas, bem como ações concretas voltadas para a redução dos impactos ambientais eventualmente causados por suas atividades. Todos estes programas foram consolidados pela alta administração da organização, por meio de uma gestão participativa, visando sempre a melhoria contínua”,

No Eixo Ambiental são avaliados critérios relacionados aos impactos ambientais de bens, produtos e serviços que a organização entrega à sociedade, como as medidas preventivas ou de mitigação e remediação em relação ao clima, uso de recursos naturais, emissões e geração de resíduos.

Metodologia

A metodologia da ABNT utilizada para a certificação está estabelecida no documento “PE-487 – Procedimento para obtenção da declaração ESG”, que contempla desde a análise de documentos relacionados às ações e programas de ESG da organização, visitas às áreas produtivas e nas comunidades do entorno até entrevistas com lideranças e colaboradores. “As evidências levantadas foram analisadas e utilizadas para realizar o enquadramento ao estágio de maturidade de cada eixo”, explica do Diretor.

No Eixo Ambiental são avaliados critérios relacionados aos impactos ambientais de bens, produtos e serviços que a organização entrega à sociedade, como medidas preventivas ou de mitigação e remediação em relação ao clima, uso de recursos naturais, emissões e geração de resíduos.

No Eixo Social, a ABNT verifica os critérios sobre o relacionamento com as partes interessadas e a busca da organização por um processo planejado e monitorado de impacto comunitário. Nesse aspecto são evidenciados a questão de direitos humanos de uma forma estratégica e relacionada às atividades e aspectos de diversidade e inclusão para fortalecimento do capital humano.

Já no Eixo Governança são avaliados critérios relacionados à visão de integração, de cultura, de alinhamento e direcionamento estratégico para questões na linha de comando, de comportamento empresarial, ética e transparência.

A Prática Recomendada foi elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Environmental, Social and Governance (ESG) (ABNT/CEE-256) e está disponível no ABNT Catalógo,

Sobre a ABNT

A ABNT é o único Foro Nacional de Normalização, por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo Governo Federal por meio de diversos instrumentos legais. É responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), destinadas aos mais diversos setores. A ABNT participa da normalização regional na Associação Mercosul de Normalização (AMN) e na Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) e da normalização internacional na International Organization for Standardization (ISO) e na International Electrotechnical Commission (IEC). Desde 1950, atua também na área de certificação, atendendo grandes e pequenas empresas, nacionais e estrangeiras. Possui atualmente mais de 400 programas de certificação, destinados a produtos, sistemas e verificação de gases de efeito estufa, entre outros. A sociedade identifica na Marca de Conformidade ABNT a garantia de que está adquirindo produtos e serviços em conformidade, atendendo aos mais rigorosos critérios de qualidade. A ABNT Certificadora tem atuação marcante nas Américas, Europa e Ásia, realizando auditorias em mais de 30 países. Mais informações em https://www.abnt.org.br/.

Sobre a Jacobina Mineração

A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. Atualmente faz parte do grupo Yamana Gold e opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.

Sobre a FIEB

A FIEB atua há 75 anos para o desenvolvimento da indústria baiana, buscando a construção de um ambiente de negócios favorável ao setor produtivo. A instituição, que reúne 44 sindicatos empresariais associados, promove e apoia ações para melhoria da competitividade da indústria e contribui para o desenvolvimento sustentável do Estado. Portal: www.fieb.org.br

- Publicidade -spot_img
NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -