A visão ultrapassada da indústria de mineração está custando aos investidores uma chance significativa de lucro na transição energética, alerta um alto executivo da BlackRock, uma das principais empresas de gestão de ativos do mundo.
Evy Hambro, chefe global de investimentos temáticos e setoriais da BlackRock, destaca que a oportunidade no setor de mineração tem sido amplamente ignorada pelos investidores.
A indústria de mineração passou por mudanças importantes, incluindo foco na redução das emissões de carbono, controle de gastos e custos de capital reduzidos, graças aos investimentos governamentais para garantir a segurança no fornecimento de minerais.
Os preços dos metais, essenciais para a transição energética, subiram acentuadamente, mas estagnaram recentemente, levando a crenças de que o mercado está subvalorizado e pronto para um aumento a longo prazo.
Hambro não incentiva gastos extravagantes, mas enfatiza a necessidade de investir na descarbonização, já que as empresas com menor intensidade de carbono são mais valorizadas pelos investidores.
A mensagem-chave: resolver o desafio da transição energética exige mais do que apenas abandonar combustíveis fósseis na produção de energia, também é essencial na produção de materiais.