por Fernando Moreira de Souza
A audiência pública aberta pelo Ministério dos Transportes para receber contribuições para implantação da Ferrovia Vitória-Rio está em fase de encerramento. O governo prepara o leilão dos trechos da linha férrea entre Santa Leopoldina (ES) e Nova Iguaçu (RJ), destinada ao transporte de cargas como minério de ferro, carvão, ferro gusa, concentrado de cobre, ferro briquetado a quente e contêineres.
A ferrovia deve receber investimento de R$ 4,5 bilhões nos próximos cinco anos e recebeu o nome de Anel Ferroviário do Sudeste. A previsão do projeto é de 577 quilômetros ligando São João da Barra (RJ) e Anchieta (ES).
Porém o trecho entre Santa Leopoldina e Cariacica até Anchieta, com 92km, terá a execução da Vale e aporte de R$ 6 bilhões na contrapartida da repactuação da renovação dos contratos das estradas de ferro Carajás e Vitória-Minas com a União, os outros trechos serão leiloados.
O critério que define os novos investidores será o de menor tarifa e a curva de aporte na linha, de acordo com o governo. As sessões públicas ocorrem nos dias 20, 22 e 24 de janeiro, em Brasília DF, Vitória ES e Rio de Janeiro RJ.
Serão construídos cerca de 170Km de trilhos entre Anchieta e São João da Barra, no Porto de Açu, no Rio de Janeiro, passando pela região do futuro Porto Central, em Presidente Kennedy, seguida posteriormente pela construção de um trecho de 325 km entre o Porto de Açu e Nova Iguaçu. Existe ainda a previsão de que a concessionária vencedora do leilão seja responsável pela revitalização de trecho ocioso da Ferrovia Centro-Atlântica, no Rio.