Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
Na edição de 2025, o Gerdau Challenge FIEMG Lab procura startups e spin-offs que apresentem soluções tecnológicas para dois pontos críticos da operação industrial: a detecção de anomalias em tubulações enterradas e a inspeção automatizada de estruturas metálicas. Os projetos selecionados terão a oportunidade de desenvolver PoCs remuneradas, com foco na aplicação prática das propostas.
O gerente geral de Manutenção e Gestão de Ativos da Gerdau, José Lucas Gomes, ressalta a relevância da iniciativa para modernizar a indústria. “Essa é uma oportunidade para unir talento e tecnologia em torno de dois grandes desafios em sistemas vitais para a segurança, a eficiência e a continuidade operacional da indústria”, afirma. Ele acrescenta que aprimorar esses processos significa
“Reduzir riscos, otimizar recursos e acelerar a modernização do setor”.
José Lucas Gomes – Gerente geral de manutenção da Gerdau
Inovação colaborativa e impacto no ecossistema
Gomes também destaca que o projeto representa um movimento de inovação aberta capaz de beneficiar todo o setor. Segundo ele, ao engajar startups e profissionais, a Gerdau cria valor compartilhado que impulsiona soluções inovadoras e fortalece a cadeia industrial.
A gerente de Inovação Aberta do IEL Minas, Mariana Yazbeck, reforça a importância da parceria com a Gerdau no FIEMG Lab. “A Gerdau tem valores que se encontram com os nossos. Acreditamos que para construir o futuro da indústria é preciso ter ética, segurança, diversidade e valorizar as pessoas que estão conosco”, afirma. Para ela, iniciativas como essa permitem que o ecossistema nacional de inovação entregue projetos relevantes e contribua de forma concreta para o desenvolvimento do setor no país.
Inscrições abertas até o dia 15 de setembro: FIEMG Lab | Gerdau Challenge FIEMG Lab 2025