A Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) chegou ao fim em Belém, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, gerando uma expectativa de negócios no valor de R$ 1,5 bilhão. Participaram 22 empresas mineradoras, e esse balanço demonstra o forte interesse de fornecedores e mineradoras em estabelecer parcerias.
Durante dois dias, as mineradoras tiveram a oportunidade de conhecer mais profundamente o trabalho, produtos e serviços dos fornecedores, bem como as inovações do setor, por meio de rodadas presenciais e virtuais. A EXPOSIBRAM é considerada o maior evento da mineração brasileira.
Paula Santiago, sócia da Prev Fire, uma empresa de prevenção e atendimento de emergência, compartilhou sua empolgação:
“A gente se inscreveu, entendeu a dimensão e viu o quão fantástico é. Não só para a gente, que está há 13 anos no mercado, mas também para empresas menores. Tivemos a oportunidade de conversar com uma empresa que a gente focava muito e não tinha tido a chance e fomos convidados para a Rodada de Negócios por ela. Finalmente saiu aquela reunião tão esperada há mais de 10 anos, sabe? Aconteceu!”
Leonardo Reche, comprador representante da mineradora Alcoa, destacou a robustez dos fornecedores encontrados no evento, observando que a EXPOSIBRAM permite acesso a fornecedores de maior porte, bem como locais.
“A EXPOSIBRAM, por ser um evento internacional, faz com que tenhamos acesso a fornecedores de maior porte, sem deixar de lado a nossa atuação local também”, observou.
A Siemens, que oferece soluções para a área industrial de mineração, também ficou impressionada com o evento, enfatizando a importância da comunidade da mineração no evento em Belém.
“A gente achava que não teria tantas interações e pessoas do setor. Para a gente, foi uma grata surpresa que a comunidade da mineração deu a devida importância para a EXPOSIBRAM aqui em Belém”, destacou a empresa.
Além das oportunidades de negócios, a EXPOSIBRAM também premiou os melhores estandes da feira, levando em consideração critérios como o uso de materiais recicláveis na construção do estande e acessibilidade.
O evento reuniu um grande número de participantes, incluindo especialistas, pesquisadores, estudantes e representantes de empresas. Ao todo, 21.650 pessoas estiveram presentes nos quatro dias do evento. Raul Jungmann, diretor-presidente do IBRAM, afirmou que a EXPOSIBRAM foi um sucesso tanto pelas estatísticas quanto pelas interações entre os participantes, promovendo negócios e inovações tecnológicas no setor de mineração.