Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A Equinox Gold Corp. (TSX: EQX) (NYSE American: EQX) anunciou uma mudança em sua liderança. Greg Smith deixou os cargos de CEO e diretor da companhia, sendo substituído de forma imediata por Darren Hall, atual presidente e diretor de operações da empresa. Hall já havia comandado a Calibre Mining como CEO até a fusão com a Equinox Gold, concluída em junho de 2025.
Simultaneamente à mudança, David Schummer, ex-vice-presidente executivo de operações, foi nomeado novo diretor de operações (COO) da Equinox Gold.
Ross Beaty, presidente do conselho da Equinox Gold, elogiou a trajetória de Smith à frente da companhia.
“Greg é um executivo fundador e acionista da Equinox Gold, cuja liderança e visão estratégica foram fundamentais para transformar a empresa de um conceito em um produtor de ouro multibilionário e com múltiplos ativos. Agradeço sinceramente, em nome do conselho, por sua visão, dedicação e liderança”, afirmou Beaty.
Smith explicou que o momento marca um ponto natural de transição: “Tenho muito orgulho do que conquistamos desde a fundação da Equinox Gold, em 2017. Construímos uma produtora líder de ouro, com operações nas Américas e caminho claro para ultrapassar um milhão de onças produzidas anualmente. Com a integração bem-sucedida da Calibre Mining e a entrada em produção de ativos como Greenstone e Valentine, a empresa está pronta para passar do crescimento por aquisição à excelência operacional. É o momento certo para um operador experiente como Darren assumir. Foi uma honra trabalhar ao lado da equipe da Equinox Gold, de Ross Beaty e do nosso conselho para construir essa empresa extraordinária”, declarou.
Novo CEO quer consolidar excelência e disciplina
Darren Hall traz 40 anos de experiência na mineração, com histórico consistente de excelência operacional e geração de valor. Como CEO da Calibre Mining, aumentou significativamente a produção, reduziu custos e promoveu alocação disciplinada de capital, entregando fluxo de caixa robusto e retorno excepcional aos acionistas. Sob sua liderança, a Calibre se transformou em uma produtora de ouro de alta performance, culminando na fusão com a Equinox Gold em junho de 2025.
Ele também atuou como COO da Kirkland Lake Gold e da Newmarket Gold, além de quase três décadas na Newmont Corporation. Em todas essas empresas, manteve forte compromisso com segurança, disciplina de custos e desempenho sustentável.
Em seu primeiro pronunciamento como CEO da Equinox Gold, Darren Hall afirmou: “É uma honra liderar a Equinox Gold neste momento tão decisivo de sua trajetória. Estou entusiasmado em trabalhar com nossa talentosa equipe para liberar todo o potencial desse portfólio excepcional. Nosso foco será execução disciplinada, excelência operacional e desempenho consistente e confiável nesta nova fase de crescimento e otimização, com base nos alicerces sólidos que Greg e sua equipe estabeleceram. Esta transição de liderança marca a evolução da Equinox Gold de um consolidador de crescimento para uma produtora global de ouro de primeira linha, ancorada por Greenstone e Valentine, ambos ativos de longa vida e alta qualidade.”
Nova diretoria de operações amplia presença internacional da empresa
David Schummer, agora COO da Equinox Gold, possui mais de 35 anos de experiência em mineração, com passagens por EUA, Canadá, Peru, Indonésia, África Ocidental e Oriente Médio. Ele já liderou grandes operações com foco em segurança e eficiência. Antes da Calibre, foi COO da Perseus Mining e presidente da Ma’aden Gold and Base Metals (MGBM), presidindo também os conselhos da MGBM e da Ma’aden Barrick Copper Company. Schummer também foi vice-presidente executivo e COO da New Gold Inc., além de ter trabalhado 22 anos na Newmont Corporation.