Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Reportagem Especial – Caminhos do Desenvolvimento Sustentável
Por Ricardo Lima
A PLS Brasil promoveu uma série de ações sociais, ambientais, de saúde e infraestrutura em Salinas (MG) e nas comunidades do entorno do Projeto Colina, entre os dias 17 e 19 de outubro, que simbolizam o compromisso social da companhia com a região. As atividades integram o Plano de Desenvolvimento Social e Ambiental (PDSA) da companhia, reforçando o empenho da PLS em contribuir para o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento dos laços com as comunidades do Vale do Jequitinhonha.
Parcerias que transformam: saúde e infraestrutura
A programação teve início na sexta-feira (17), na Prefeitura Municipal de Salinas, com a entrega de equipamentos cirúrgicos e camas para o Hospital Municipal, ampliando a capacidade de atendimento em saúde pública de Salinas. Na ocasião, foi assinado o termo de cooperação para doação de uma área de 40 hectares, onde será implantado o novo aterro sanitário municipal, um passo importante para a gestão de resíduos e melhoria da infraestrutura local.
“A PLS tem responsabilidade com o desenvolvimento sócioeconômico da cidade. E por conta disso, nós identificamos alguns pontos essenciais onde a PLS poderia contribuir, e um deles é com aterro sanitário. Além disso, identificamos com o secretário de saúde a necessidade de fazermos melhorias no que era mais urgente no hospital municipal. Essas entregas representam um compromisso conjunto entre a PLS e o poder público, com foco no bem-estar da população e no futuro sustentável de Salinas”, destacou Marisa César, diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da empresa.
O prefeito de Salinas Kinca Dias, comentou importância da parceria entre a PLS e o município para o fortalecimento da rede de saúde local. Entre as doações realizadas pela empresa, está a doação de aparelhos para o bloco cirúrgico e raio X para o Hospital Municipal, que permitirá a realização de procedimentos antes limitados pela infraestrutura do hospital.
“Graças a essa doação, poderemos realizar todas as cirurgias ortopédicas aqui mesmo, sem precisar encaminhar os pacientes para outras cidades. Essa mesa cirúrgica representa mais do que um equipamento — ela significa agilidade, qualidade no atendimento e mais dignidade para a população de Salinas”, afirmou o prefeito.
Dias destacou ainda que a PLS chegou a Salinas com o propósito de somar forças e construir uma parceria sólida com o município — não apenas na área da saúde, mas também no campo social e ambiental. “Essa união tem nos ajudado a transformar Salinas no lugar que todos nós desejamos”, disse.
O prefeito também frisou que a doação de área para implantado o novo aterro sanitário, um passo essencial para que o município dê destino correto aos resíduos sólidos da cidade. “A parceria com a PLS tem sido fundamental, e seguimos confiantes de que, juntos, estamos construindo um futuro melhor para Salinas”.

O diretor Global de Projetos da PLS, Paul Laybourne disse que estava feliz em participar das doações dos equipamentos ao hospital. Ele agradeceu a prefeitura pela parceria e a comunidade por ter aberto as portas para a empresa.
Educação, conectividade e economia local
A comunidade de Nova Fátima, no sábado (18), recebeu a inauguração da nova creche que atenderá famílias da região e da torre de conectividade 4G, construída pela PLS para garantir acesso à internet de qualidade. A celebração reuniu moradores, empreendedores e colaboradores da empresa, em um ambiente festivo com barraquinhas, brinquedos e apresentações culturais.
Durante o evento, a Associação de Moradores de Nova Fátima homenageou a equipe da PLS com uma placa de agradecimento, gesto que simboliza a confiança e o reconhecimento pelas ações desenvolvidas na comunidade.
Geração de emprego e capacitação
O domingo (19) começou com a entrega da fábrica de farinha revitalizada e de mais uma torre 4G na comunidade rural de Canela D’Ema. Segundo Milton Reis, Secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente da associação local, a expectativa é que a nova estrutura gere cerca de 300 empregos.
“É um orgulho para nós receber uma empresa como a PLS aqui em nossa querida Salinas — uma parceira que está trazendo desenvolvimento, geração de empregos e novas oportunidades para os nossos jovens,” disse Reis.
Marisa Cesar explica que a reativação da Fábrica de Farinha nasceu da vontade de dar oportunidades a quem vive no campo, às famílias que preferem permanecer em suas comunidades e não precisam deixar a zona rural em busca de trabalho. “Esse projeto, fortalece a economia local e melhora a qualidade de vida de muitas pessoas”.
“E não é apenas sobre farinha: aqui vamos também produzir derivados e incentivar o cooperativismo, transformando essa iniciativa na primeira cooperativa da nossa região. Nosso compromisso é agregar valor à produção local — transformar aqui mesmo o que é colhido no campo e levar para o mercado municipal, com mais renda e dignidade para os produtores”, afirmou Reis.

Inauguração da fábrica de farinha reuniu comunidade local. Iniciativa vai gerar cerca de 300 empregos para moradores da região.
Cursos profissionalizantes e conectividade
A PLS também anunciou, em parceria com a FIEMG/Regional Vale do Jequitinhonha, a oferta de novos cursos profissionalizantes adquiridos junto ao Sistema SESI, ampliando as oportunidades de capacitação e inclusão produtiva na região.
José Balbino Maia Figueiredo, vice-presidente da FIEMG, disse que “o que mais precisamos no Norte de Minas e no Vale do Jequitinhonha é emprego”, segundo ele, a PLS tem sido fundamental nesse processo de transformação, criando oportunidades e movimentando a economia local.

“Ver projetos como a implantação de torres de telefonia, que garantem comunicação e segurança até nas comunidades mais distantes, é algo transformador. Hoje, um produtor pode vender sua mercadoria ou pedir ajuda de onde estiver — isso muda a vida das pessoas”, afirmou Balbino.
Os novos cursos de capacitação que estão sendo oferecidos em parceria com o Sistema FIEMG, o SENAI, a Prefeitura e a PLS, são oportunidades de qualificação profissional em áreas como soldagem e mecânica, preparando jovens e moradores locais para o mercado de trabalho e para atuarem na própria PLS.
“É assim, com união entre o setor privado, o poder público e as instituições de ensino, que conseguimos gerar desenvolvimento sustentável e transformar a realidade do Vale do Jequitinhonha, disse o vice-presidente da FIEMG.
Conscientização e cultura
Ainda na manhã de domingo, colaboradores da PLS participaram da Caminhada de Conscientização do Outubro Rosa, evento patrocinado pela empresa e realizado pela equipe de Oncologia do Hospital Dilson Godinho, com o apoio do grupo Amigas do Bem. A ação mobilizou centenas de moradores em um gesto de solidariedade e prevenção ao câncer de mama, reforçando o compromisso da PLS com a saúde e o bem-estar da comunidade.
O fim de semana foi encerrado com uma celebração emocionante na comunidade tradicional quilombola Olaria Bagres, que recebeu a nova sede da associação revitalizada pela PLS e instrumentos musicais para o resgate da cultura local. O evento contou com um jantar preparado pelos próprios moradores e uma decoração feita com artesanato regional, refletindo o orgulho e a identidade quilombola.
Construindo um futuro conectado e sustentável
Mais do que obras e entregas, cada ação simbolizou o respeito, o diálogo e a parceriaconstruída entre a PLS e as comunidades de Salinas. A empresa reforçou seu compromisso em gerar valor compartilhado, impulsionar o desenvolvimento local e contribuir para um futuro mais conectado, inclusivo e sustentávelpara todo oVale do Jequitinhonha.
As ações da PLS Brasil em Salinas evidenciam o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável, a valorização das comunidades locais e o fortalecimento de parcerias com o poder público. A atuação integrada em áreas essenciais como meio ambiente, saúde, educação e infraestrutura reflete o modelo de atuação responsável e colaborativo que a empresa busca promover nos territórios onde atua.

Torres 4G, construídas pela PLS leva conectividade para moradores do entorno do projeto Colina.













