quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioInternacionalBolívia aprova compra de ouro pelo Estado para fortalecer mercado

Bolívia aprova compra de ouro pelo Estado para fortalecer mercado

- Publicidade -

O Senado da Bolívia aprovou nesta sexta-feira (5) uma nova lei que permite ao Banco Central do país comprar ouro diretamente dos mineradores bolivianos.

A proposta tem como objetivo fortalecer o mercado financeiro do país, aumentando o volume de reservas internacionais e ajudando a estabilizar o mercado de câmbio local.

A ideia é que o Banco Central possa comprar ouro bruto produzido pelas cooperativas de mineração do norte de La Paz. E, após um processo de conversão para ouro monetário, vendê-los para outras instituições financeiras.

Ouro na Bolívia

Dessa forma, espera-se que a Bolívia possa aumentar sua arrecadação em dólares e reduzir a dependência das entidades financeiras internacionais que detêm cerca de 98,7% da reserva de ouro local.

De acordo com o ministro da Economia, Marcelo Montenegro, a compra de ouro pelo Estado ajudaria a balancear a questão e a manter uma reserva de 22 toneladas de ouro, que será aferida a cada semestre após a lei entrar em vigor.

O Banco Central da Bolívia terá 90 dias a partir da aprovação da lei para apresentar as diretrizes para a compra de ouro. Com essa nova medida, a Bolívia busca fortalecer seu mercado interno e reduzir os impactos financeiros causados por possíveis crises internacionais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -