domingo, 19 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGArcelorMittal firma joint venture para levar energia renovável à Bahia

ArcelorMittal firma joint venture para levar energia renovável à Bahia

- Publicidade -

A ArcelorMittal Brasil anunciou que firmará uma joint venture (JV) com a Casa dos Ventos para o desenvolvimento de um projeto de energia eólica de 553,5MW na Bahia. A empresa líder em aços no país terá 55% de participação na JV. Enquanto isso, a Casa dos Ventos detém os 45% restantes. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aprovou a transação em 12 de abril, e espera-se que seja concluída em breve.

De acordo com o anúncio, o projeto de cerca de R$ 4,2 bilhões tem como objetivo assegurar e descarbonizar uma parte significativa das necessidades futuras de eletricidade das operações da ArcelorMittal no Brasil. Em 2030, espera-se que o projeto atenda 38% das necessidades totais de eletricidade da empresa no país.

ArcelorMittal foca em energia renovável

O CEO da ArcelorMittal, Aditya Mittal, afirmou que o projeto “atende aos aspectos financeiros e operacionais. Reduz os custos de eletricidade, fornece segurança energética para nossos negócios no Brasil e proporcionará retornos consistentes no longo prazo.” Além disso, a parceria com a Casa dos Ventos permitirá que a empresa avance mais rapidamente em direção às suas metas climáticas.

O complexo eólico Babilônia Centro ficará localizado na Bahia e foi escolhido devido a fatores como alta capacidade de carga (mais de 50%) e a curta distância (23 km) para conectar-se à rede elétrica nacional. Há ainda o potencial de expandir a capacidade do projeto adicionando mais 100 MW de energia solar.

O projeto está em fase de licenciamento ambiental e regulatório, com obras previstas para começar ainda neste ano e comissionamento operacional em 2025. A ArcelorMittal Brasil assinará um contrato de compra de energia de 20 anos com a JV para o fornecimento de eletricidade.

Este é o terceiro projeto de energia renovável estabelecido pela ArcelorMittal no último ano. Em março de 2022, a empresa anunciou uma parceria com o grupo Greenko, na Índia, para desenvolver um projeto de energia solar e eólica com 975 MW de capacidade. Na Argentina, a empresa desenvolveu uma parceria com a PCR para um projeto de capacidade solar e eólica de 130 MW. A empresa espera que essas parcerias ajudem a reduzir suas emissões de carbono e avancem em direção a suas metas de sustentabilidade.


– Leia também: Agência Nacional de Mineração (ANM) entra em estado de greve

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -