sexta-feira, 12 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioESGArcelorMittal e Fiemg estabelecem Centro de Descarbonização Industrial em Belo Horizonte

ArcelorMittal e Fiemg estabelecem Centro de Descarbonização Industrial em Belo Horizonte

- Publicidade -

A ArcelorMittal, em parceria com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), anunciou a criação do Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial na capital mineira, Belo Horizonte. Com um investimento inicial de R$ 34 milhões, o laboratório será voltado para o desenvolvimento de tecnologias e projetos de descarbonização na indústria. A iniciativa foi revelada durante o evento Imersão Indústria e tem como objetivo capacitar profissionais, promover pesquisas e projetos relacionados a biocombustíveis sustentáveis, hidrogênio verde, captura de CO2 e novas tecnologias de produção de aço.

A ArcelorMittal e a Fiemg formalizaram uma parceria para criar o Centro CIT/SENAI de Descarbonização Industrial em Belo Horizonte. O investimento inicial de R$ 34 milhões será destinado à estruturação básica do laboratório.

Esse centro terá foco em Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) e desempenhará um papel crucial na capacitação de profissionais para lidar com tecnologias de descarbonização industrial.

O laboratório contará com equipamentos complementares à infraestrutura dos Institutos do CIT SENAI e se concentrará no desenvolvimento de tecnologias relacionadas a biocombustíveis sustentáveis, hidrogênio verde, captura e transformação de CO2 e inovações na produção de aço.

O presidente da ArcelorMittal Brasil, Jefferson De Paula, destacou a importância da parceria para a jornada de descarbonização da empresa. A neutralidade de carbono é um dos principais objetivos, e esse centro será fundamental para o desenvolvimento de tecnologias que garantam a sustentabilidade das operações.

Globalmente, a ArcelorMittal se comprometeu a ser carbono neutra até 2050 e reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030. Para alcançar essas metas, a empresa está focada em otimizar a matriz metálica, trocar combustíveis e adotar melhorias na eficiência energética.

O Imersão Indústria, um evento promovido pela Fiemg, oferece uma plataforma para compartilhar conhecimentos e experiências, impulsionar negócios e parcerias e abordar temas relevantes, incluindo gestão e competitividade no setor industrial.

Durante o evento, representantes da ArcelorMittal participarão de palestras e painéis sobre inovação, sustentabilidade e gestão de pessoas.

Essa parceria entre a ArcelorMittal e a Fiemg é um passo importante na direção da descarbonização na indústria de mineração e siderurgia, buscando soluções sustentáveis para a produção de aço.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -