Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A AngloGold Ashanti iniciou a operação da primeira sonda de circulação reversa (RC) subterrânea da América do Sul em sua mina Cuiabá, em Sabará (MG). O equipamento modelo DU431 marca um avanço inédito para a mineração na região e consolida a companhia como pioneira no uso da tecnologia em subsolo.
Já utilizada pela empresa em operações na Austrália e na África, a sonda chega ao Brasil para ampliar a eficiência das investigações geológicas e otimizar o planejamento estratégico da produção.
Produtividade e precisão
De acordo com o gerente de Geologia da AngloGold Ashanti, Thassio Queiroz, o equipamento traz ganhos expressivos em tempo e qualidade:
“A chegada da sonda DU431 representa um grande desafio e é um marco para a eficiência operacional. Esse equipamento tem capacidade de dobrar a produtividade, quando comparado aos modelos que usamos atualmente. Significa dizer que uma sonda como essa pode cobrir a mesma área do plano de produção gastando a metade do tempo”.
Além da produtividade, a nova tecnologia se destaca pelo diâmetro dos furos, de 121 mm, mais de três vezes superior ao das sondagens diamantadas hoje em uso no subsolo. Essa característica aumenta a representatividade das amostras coletadas, elevando a precisão dos modelos geológicos.
“Essa é uma conquista muito significativa para a companhia. Por se tratar de um projeto inédito, estamos muito orgulhosos em liderar esse marco na sondagem subterrânea na América do Sul”, completou Queiroz.