A Alcoa, empresa de produção de bauxita, alumina e alumínio no Brasil, participou ativamente da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram 2023), um importante evento do setor. Durante o evento, que ocorreu de 28 a 31 de agosto em Belém (PA), a empresa abordou temas como transição energética, descarbonização, economia circular, gestão sustentável de resíduos e bioeconomia.
Cinco executivos da Alcoa palestraram em painéis, quatro na Exposibram e um na Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, que ocorreu simultaneamente. Todos destacaram o compromisso da empresa em construir um futuro mais sustentável, equilibrando o desenvolvimento da mineração com a transição para uma economia de baixo carbono.
A empresa enfatizou seus investimentos em inovação, reciclagem, uso de biocombustíveis e eletrificação de equipamentos e operações como parte de seu compromisso com a sustentabilidade. A Alcoa também ressaltou a importância de colocar o ser humano no centro de sua estratégia de negócios, focando na diversidade e no fortalecimento socioeconômico das comunidades.
Além de participar dos painéis, a Alcoa apresentou seu processo de mineração de bauxita em seu estande institucional, onde os visitantes puderam conhecer mais sobre suas operações e inovações. A equipe comercial também realizou reuniões com fornecedores para esclarecer dúvidas sobre a empresa, suas operações e produtos.
A Alcoa destacou a importância de promover a diversidade e a inclusão, e durante os eventos, mediadores lideraram rodas de conversas focadas em inclusão para pessoas com deficiência e outros grupos sub-representados, como mulheres, pretos e pardos, e profissionais LGBTQIAP+. A empresa enfatizou o respeito à representatividade e o empoderamento para criar um ambiente de trabalho mais inclusivo.
A Alcoa é conhecida por seus valores sólidos dedicados ao desenvolvimento compartilhado e sustentável, adotando as melhores práticas de inovação e trabalhando com eficiência, segurança e sustentabilidade.