quarta-feira, 24 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaABPM alerta sobre impactos do "imposto do pecado"

ABPM alerta sobre impactos do “imposto do pecado”

- Publicidade -

A Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) emitiu uma nota alertando para os impactos negativos que a aplicação do Imposto Seletivo ao setor mineral pode trazer.

Segundo a associação, essa medida afetará todas as cadeias produtivas nacionais, uma vez que a mineração é uma indústria de base que fornece insumos para diversas atividades econômicas.

O aumento de taxas, tarifas ou impostos, conforme destacado pela ABPM, resultará em custos mais elevados para os insumos, impactando desde a produção até o consumidor final.

Além disso, a medida compromete a competitividade das empresas brasileiras, desestimula investimentos em pesquisa mineral e coloca em risco a viabilidade econômica de empreendimentos minerários, podendo ameaçar empregos no setor.

A ABPM ressalta ainda que essa medida vai na contramão dos esforços de transição energética e dos principais países mineradores, que adotam incentivos fiscais para pesquisa e produção de minerais estratégicos e críticos.

Diante desse cenário, a associação disse que se posiciona de forma contrária à aplicação do Imposto Seletivo à produção e comercialização de produtos minerais, e espera que os Ministérios de Minas e Energia e da Fazenda revejam essa abordagem equivocada sobre a mineração no contexto da Reforma Tributária em discussão no Congresso Nacional.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -