segunda-feira, 22 abril, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomia9 pedras brasileiras conquistaram o mercado em 2022 no exterior e gerou...

9 pedras brasileiras conquistaram o mercado em 2022 no exterior e gerou receita de R$830 milhões; estado que lidera é Minas Gerais

O Brasil está ostentando o título de maior produtor de pedras preciosas da América. Além disso, é possível encontrar mais de 90 modelos de pedras extremamente precisas no território brasileiro.

- Publicidade -

Assim como na Rússia,Botswana e Canadá, países que produzem a gema, o Brasil também vem conquistado espaço no mercado com as gemas (pedras preciosas). Nesse caso, o país é um dos maiores produtores das pedras. Desse modo, segundo os dados do (MDIC) Ministério de Desenvolvimento, indústria, comércio e serviços a exportação de jóias ourivesaria está crescendo cada vez mais e o Brasil está liderando o ranking.

De tal forma, segundo a análise da plataforma Comexstat a comercialização das gemas tem representado apenas 0,05%. O total das exportações brasileiras no mês de dezembro de 2022 teve um crescimento de 6,7% em acúmulo de 12 meses. Em cifras aproximadamente 2,5 mil toneladas de preciosidades movimentaram o valor de US $156,15 milhões no ano passado (2022). Os Estados Unidos e a Alemanha receberão um total de 71% das exportações. 

Seja como for, a França também foi um país destaque com a importação cujo valor é de US$ 4,47 milhões em gemas nativas. Apesar de ter toda essa diversidade alguns tipos de gemas se destacaram no Brasil. Foi o caso das esmeraldas que são muito usadas para enfeites de pulseira,anéis e brincos. Desse modo, outra pedra que vem trazendo um grande destaque para o país é a ametista, no Rio Grande do Sul essa pedra é abundante, sendo o estado mais produtor do Brasil e do mundo. 

Pedras que são mais comuns no Brasil:

A princípio, são sete pedras preciosas que são mais comuns no Brasil: Ágata, Granada, Esmeralda, Água-marinha, Turmalina, Citrino e ametista. O estado que mais produz pedras preciosas é Minas Gerais, no seu solo existem muitas riquezas sendo o berço dos diamantes no país. Vale lembrar, que além da ametista o Rio Grande do Sul também possui um solo abundante em quartzo.

A Bahia também oferece um solo com diamantes e esmeraldas. Assim como, Tocantins, Goiás, Pará. As pedras são extraídas por empresas de mineração e garimpeiros e são localizadas em grutas, cavernas, rochas aflorantes e até mesmo em céu aberto.

Existem vários métodos para poder extrair substâncias naturais inorgânicas, e essas escavações podem ser realizadas de duas maneiras: industrial ou manual. 9 dessas gemas chamam muito a atenção pela beleza, raridade e principalmente pelo valor, pois alguns tipos podem custar milhões de reais. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -