quinta-feira, 16 maio, 2024
EnglishPortugueseSpanish
spot_img
InícioEconomiaZona exportadora do Ceará movimenta 2,63 milhões de toneladas de minério de...

Zona exportadora do Ceará movimenta 2,63 milhões de toneladas de minério de ferro

- Publicidade -

A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, parte do Complexo do Pecém, atingiu um marco histórico ao superar a marca de 78 milhões de toneladas de carga movimentada em seus quase 10 anos de operação. Inaugurada em agosto de 2013, a ZPE do Ceará tem se destacado como um instrumento essencial para o desenvolvimento econômico e industrial do estado.

A ZPE do Ceará já movimentou um total de 78.783.866 toneladas ao longo de sua história, com uma média anual de quase 8 milhões de toneladas. O estudo “Ceará em Comex”, realizado pelo Centro Internacional de Negócios do Ceará (CIN), revela que cerca de 50% das exportações do estado em 2022 correspondem a produtos fabricados na ZPE, com destaque para a ArcelorMittal Pecém, uma siderúrgica localizada na área.

No ano de 2023, entre janeiro e julho, a ZPE do Ceará movimentou 5.689.179 toneladas, um aumento de 13,1% em comparação ao mesmo período de 2022. Os principais produtos em destaque incluem minério de ferro, com 2,63 milhões de toneladas, placas de aço da siderúrgica com 1,76 milhão de toneladas e carvão mineral com 1,20 milhão de toneladas. Além disso, a ZPE abriga empresas como a Phoenix do Pecém e a White Martins.

A localização estratégica da ZPE, a apenas seis quilômetros do Porto do Pecém, permite uma logística integrada e eficaz para enviar e receber mercadorias de destinos em todo o mundo, incluindo os Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. Os EUA são os principais importadores dos produtos da ZPE do Ceará em 2023, recebendo 669,4 mil toneladas até o momento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Deixe uma resposta

- Publicidade -spot_img

MAIS VISTOS

- Publicidade -