Enquanto a General Motors (GM) disputa uma participação na unidade de metais básicos (níquel e cobre) da Vale, a “rival” Volvo Car está em negociações avançadas com algumas das mineradoras para adquirir participações em operações de mineração e processamento de lítio – outro metal considerado estratégico para a transição energética. Foi o que afirmou o diretor-presidente da Volvo, Jim Rowan.
Com isso, a Volvo se junta a outras montadoras na corrida para garantir o fornecimento do material-chave em veículos elétricos.
De acordo com o executivo, a Volvo pode anunciar um acordo de fornecimento de longo prazo ou uma aquisição de participação já nos próximos meses:
“Neste momento estamos em conversas avançadas com algumas das maiores mineradoras que operam lítio”, disse Rowan.
Visando firmar esse negócio estratégico, a empresa já estaria avaliando quais partes da cadeia de produção vão manter internamente para controlar gastos.
Ainda segundo Rowan, ainda é cedo para falar sobre os detalhes das negociações.
Nesta sexta-feira (10), a Volvo divulgou seu balanço referente ao quarto trimestre de 2022. Os resultados superaram as expectativas do mercado, já que a empresa registrou um lucro líquido de US$ 232,2 milhões e receitas de US$ 10,1 bilhões.
*Com informações de Dow Jones.