Comente, compartilhe e deixe sua opinião nos comentários! Sua participação é essencial para enriquecer o debate
Por Ricardo Lima
A VL Holding oficializou na segunda-feira (3) a compra da Mosaic Potássio Mineração Ltda, operadora da mina de potássio Taquari-Vassouras, localizada no município sergipano de Rosário do Catete. Com a conclusão da transação, a unidade passa a operar sob o nome Stratos, nova empresa criada para ampliar a produção nacional de fertilizantes.
A operação, anunciada inicialmente em agosto envolve o pagamento de até US$ 27 milhões, além da assunção de obrigações ambientais estimadas em US$ 22 milhões. A mina de Taquari-Vassouras é a única produtora de potássio em atividade no Brasil, insumo essencial para o agronegócio e para a redução da dependência de importações.
A VL Holding é uma empresa brasileira com atuação consolidada no agronegócio. Com a aquisição da Mosaic Potássio Mineração, a companhia se torna responsável pela produção de potássio, insumo estratégico no Brasil.
De acordo com coluna da Veja, Daniel Moreira, CEO da VL Holding, afirmou que a companhia “assume uma operação sólida e comprometida não só com a excelência em produção e processamento, mas também com o atendimento personalizado e eficaz para o produtor rural crescer de forma sustentável e consolidar nossa posição como produtor e distribuidor de cloreto de potássio no Brasil”
Ainda segundo a publicação, Moreira destacou que “a mina possui um potencial produtivo excepcional, que será fortalecido com nossa expertise e investimentos estratégicos, o que nos permitirá crescer de forma sustentável”.
Em nota oficial, o presidente e CEO da Mosaic, Bruce Bodine, afirmou que a venda “permite concentrar capital em oportunidades nas quais temos vantagem competitiva e expectativa de retornos mais elevados”.













